Início |  Programa IAAF  |  Corredor de Saltos |  Centros Escolares | CBAt
Navegação: Início| Programa Atletismo Escolar da CBAt

Programa Atletismo Escolar da CBAt

O Atletismo é chamado de esporte-base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais executados pelo ser humano, como correr, saltar e lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida com cerca de 200 metros, chamada pelos gregos de “Stadium”, realizada nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, celebrados em Atenas.

 Por sua importância histórica, o Atletismo contribuiu para o ressurgimento, em 1896, dos Modernos Jogos Olímpicos, ganhando a partir daí status de modalidade de maior preferência do público nesse evento, que congrega milhares de atletas de Países dos cinco Continentes, sem distinção de ideologia, raça ou religião.

A modalidade congrega mais de 200 países filiados à Associação Internacional das Federações de Atletismo – IAAF, mas não condiz, proporcionalmente, com o número de praticantes no Mundo. Sua prática, de forma massificada, é limitada aos países de cultura esportiva tradicionais, sobretudo do Continente Europeu, América do Norte e Ásia. Havia, portanto, a necessidade de elaborar um programa de impacto para difundir a modalidade a partir da escola, com proposta de um novo conceito pedagógico de Atletismo.

Foi com esse propósito que em 2001 o Grupo de Trabalho da Associação Internacional das Federações de Atletismo – IAAF tomou a iniciativa de desenvolver um programa de evento para crianças distinto do modelo adulto de Atletismo, visando oferecer às crianças um Atletismo atraente, acessível e instrutivo. O programa foi intitulado “Mini Atletismo da IAAF”.

Em 2005 a IAAF instituiu a “Política de Atletismo Global para Jovens”, visando difundir o Atletismo e tornando-o o esporte individual mais praticado na escola, além de promover,  em articulação com as Confederações e/ou Federações Nacionais e outros órgãos, eventos de “Mini Atletismo” como forma de preparação para o futuro do Atletismo de modo mais eficiente.
Aliada a nova política implementada pela Associação Internacional das Federações de Atletismo – IAAF, a Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt, apresenta aos interessados - treinadores, professores e acadêmicos de Educação Física e público em geral, o Programa “Mini Atletismo” e outras informações referentes ao Atletismo Escolar disponibilizado em nosso site, representado por nova concepção no sentido de tornar o Atletismo uma das modalidades esportivas mais praticadas nas escolas brasileiras, posto que pode ser integrado ao conteúdo das aulas de Educação Física, favorecendo, dessa forma, o desenvolvimento da cultura atlética.

Trabalhando para garantir o desenvolvimento harmonioso do atletismo para os jovens em relação ao atletismo dos adultos e buscando um número maior de praticantes, a IAAF propõe um evento de Atletismo para equipes compostas por meninos e meninas, de 13 a 15 anos de idade.

Na continuação do “Mini  Atletismo”, e com a preocupação de melhor preparar os jovens, distante de qualquer seleção ou especialização precoce, este programa simples, adaptado as capacidades e necessidades dos jovens, bem como com os meios a sua disposição, este programa de competição multi-eventos enriquece as estruturas escolares oferecidas nos seus diferentes níveis.

 

Departamento Técnico - CBAt

 

Início |  Programa IAAF  |  Corredor de Salto |  Centros Escolares |  Mini Atletismo |  CBAt
Copyright 2002-2009, CBAt - Todos os direitos Reservados
Rua Jorge Chammas, 310 – Vila Mariana - São Paulo - Brasil - CEP: 04.016-070
Telefone: + 55 11 5908-7488 - Fax: + 55 11 4508-4013 - E-mail: cbat@cbat.org.br