23/05/2018 - 13:38 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Federação do Paraná completa 86 anos

Fonte: CBAt

Ubiratan Martins Junior, presidente da FAP
São Paulo - Uma das mais antigas entidades filiadas à CBAt, a Federação de Atletismo do Paraná (FAP) nesta data (23 de maio de 2018) está completando 86 anos. A fundação data de 1932, quando as organizações de administração do esporte olímpico começavam a surgir no Brasil. Neste período, a FAP teve papel fundamental no desenvolvimento atlético do Estado.

Grandes atletas foram revelados no Paraná, entre eles o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, ganhador da medalha de bronze na Olimpíada de Atenas em 2004. O velocista Edson Luciano Ribeiro conquistou duas medalhas olímpicas e duas em Mundiais no revezamento 4x100 m.

O atual presidente da FAP é Ubiratan Martins Junior, que é árbitro de partida do quadro da IAAF. "Temos um calendário de competições que atende as várias modalidades e categorias de idade", explica Bira, como o dirigente é conhecido na comunidade.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro da Silva Filho, enviou cumprimentos a Bira, à FAP e a todos os que fazem o exporte-base no Estado. "Ao longo dos anos o Atletismo tem se fortalecido no Paraná, o que contribui para o engrandecimento do esporte em todo o País", disse Warlindo. "Parabéns a todos os que trabalham e trabalharam na FAP e nos clubes paranaenses", completou.