Navegação: Início | Notícias

Comitê Olímpico do Brasil confirma bronze do 4x100 m masculino em Pequim 2008

31|01|2019 - 11:11 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Quarteto do 4x100 m masculino bronze em Pequim (Divulgação)
Clique na Imagem para Ampliar
Bragança Paulista - Não restam dúvidas! É do Brasil a medalha de bronze do revezamento 4x100 m masculino dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Assim, os atletas que formaram a equipe na China receberão as medalhas e os diplomas correspondentes, em cerimônia no Museu Olímpico, em Lausanne, na Suíça, em data que será marcada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

O Brasil ficou com a medalha de bronze no revezamento 4x100 m por causa da desqualificação da Jamaica, que havia terminado a prova em primeiro, mas teve um de seus atletas com resultado positivo em controle de doping.

Com isso, a equipe de Trinidad & Tobago, que havia sido a segunda colocada (com 38.06), herdou o primeiro lugar e a medalha de ouro. O Japão passou de terceiro para segundo colocado (com 38.15). O quarteto do Brasil, que fez 38.24, melhor resultado naquela temporada de 2008, completou o pódio olímpico com a medalha de bronze.

Na final, o time brasileiro foi formado por Vicente Lenilson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira. Rafael da Silva Ribeiro e Nilson André também fizeram parte da equipe, como reservas. O treinador era Jayme Netto.

"É a realização de mais um sonho, a consagração que todo atleta busca. Não teria conseguido sem a equipe que correu comigo, meu treinador, a CBAt, os clubes pelos quais passei, toda a equipe multidisciplinar. É um orgulho estar nesse grupo de atletas com duas medalhas olímpicas, conquistadas com muito trabalho, profissionalismo e amor ao atletismo. É isso que passo para os jovens atletas com quem trabalho diariamente", disse Vicente Lenilson, que também tem a medalha de prata com o revezamento 4x100 m, ganha nos Jogos de Sydney 2000.

"Foi o Sandro Viana que me ligou para avisar que a decisão era definitiva. É uma mistura de sentimentos. É uma alegria... Dedico essa conquista ao meu pai, que foi a minha base nesses anos todos como atleta. Espero estar com a medalha logo para comemorar com os meus amigos e família. Espero continuar representando bem o Brasil, levando minha experiência para as crianças e jovens que praticam esporte na minha cidade, para que se inspirem e não desistam dos seus sonhos", disse José Carlos Moreira, o Codó.

"Há dez anos atendi o chamado olímpico e representei meu País nessa importante competição. Hoje sou brindado com a recompensa de ser medalhista olímpico. Esse acontecimento é precedente, mas é importante para se fazer justiça ao nosso trabalho", disse Sandro Viana.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro da Silva Filho, comemorou a notícia. "Os atletas competiram de forma justa e merecem as medalhas e todo o reconhecimento. Os Jogos de Pequim passam a ser agora a melhor campanha do Brasil, com três medalhas, já que conquistamos também o ouro, com Maurren Maggi, e bronze, com o 4x100 m feminino, além do sexto lugar de Jadel Gregório, no salto triplo", afirmou.

Com o bronze do revezamento 4x100 m masculino em Pequim o Brasil soma agora 17 medalhas olímpicas: 5 de ouro, 3 de prata e 9 de bronze.

A participação da delegação na maior competição esportiva do mundo só foi possível graças ao apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o patrocínio da Caixa, a patrocinadora oficial do Atletismo brasileiro.

 

Contato | Links | Mapa do Site | Publicidade

© Copyright 2002-2010, CBAt - Todos os direitos Reservados

Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº - Bairro do Campo Novo – Bragança Paulista, SP – CEP: 12.918-240
Telefone: (011) 5908-7488
- E-mail: cbat@cbat.org.br

Desenvolvido por: Neo Competição