Navegação: Início | Notícias

Vitorioso, o brasileiro Caio Bonfim é destaque em Portugal

03|04|2019 - 12:12 | Assessoria de Comunicação da CBAt

Fonte: CBAt

Caio Bonfim, na Copa Brasil Caixa (Wagner Carmo/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
Bragança Paulista - Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO-DF), ganhador da medalha de bronze no Mundial de Londres 2017, está pronto para um novo desafio: a 28ª edição do Grande Prêmio de Rio Maior de Marcha Atlética, válido pelo IAAF Challenge 2019, que será disputado neste sábado (6/4), em Portugal. Caio disputará os 20 km em busca do índice para o Mundial de Doha, que é de 1:22:50.

Caio Bonfim, quarto colocado na Olimpíada do Rio 2016, é considerado o maior marchador da história do Brasil. Ele já está qualificado para o Mundial nos 50 km, com o resultado que alcançou ao conquistar o título do Campeonato da Austrália, com 3:55:24, no dia 2 de dezembro de 2018, em Melbourne.

Em março, ao vencer pela oitava vez consecutiva a Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, no Balneário Camboriú, em Santa Catarina, com 1:23:26, obteve a qualificação para o Pan-Americano de Lima, no Peru. Em Toronto 2015, ele ganhou a medalha de bronze.

Na expectativa de ser pai - sua mulher, Juliana, está grávida de 5 meses de Miguel -, Caio, que completou 28 anos no último dia 19 de março, teve de superar muitas adversidades na carreira. Logo criança, teve de operar os joelhos e depois foi obrigado a deixar a paixão pelo futebol para aceitar a genética e seguir o caminho da mãe, Gianetti Bonfim, sete vezes campeã brasileira de marcha atlética.

Continuou com as pernas ligeiramente tortas, mas segundo seu pai e treinador, João Sena, "elas ajudam um pouco na marcha". Em 2017, depois de ganhar a inédita medalha de bronze na prova dos 20 km no Mundial de Londres, foi eleito o grande destaque do Atletismo brasileiro do ano. Foi a primeira vez que um marchador recebeu tal distinção. Acabou eleito ainda o "Atleta da Torcida", numa eleição realizada pelo voto popular pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O brasiliense tem uma carreira de sucesso desde as categorias de base. Quarto colocado no Mundial de Juvenis de Moncton, no Canadá, em 2010, e sexto no Mundial da categoria em Bydgoszcz, na Polônia, em 2008, ele ganhou ainda a medalha de prata no Pan Juvenil de Port-of-Spain, em Trinidad e Tobago, em 2009.

"É bom voltar ao circuito internacional. O objetivo é marchar bem e conseguir uma boa marca", disse o atleta brasiliense, convocado para representar o Brasil no Pan-Americano de Marcha Atlética, no dia 20 deste mês, em Lázaro Cárdenas, no México. A competição também é válida pelo IAAF Challenge 2019. O foco total é a Olimpíada de Tóquio 2020.

Além de Caio Bonfim, Erica Rocha de Sena, quarta colocada no Mundial de Londres, Elianay Santana Barbosa, campeã da Copa do Brasil Caixa, e José Alessandro Bagio, bronze em Balneário Camboriú, estão inscritos na competição, segundo o site oficial: http://gpmarchariomaior.desmor.pt/.

 

Contato | Links | Mapa do Site | Publicidade

© Copyright 2002-2010, CBAt - Todos os direitos Reservados

Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº - Bairro do Campo Novo – Bragança Paulista, SP – CEP: 12.918-240
Telefone: (011) 5908-7488
- E-mail: cbat@cbat.org.br

Desenvolvido por: Neo Competição