Navegação: Início | Notícias

Copa Brasil Caixa de Cross Country abre calendário da CBAt de 2020

17|01|2020 - 14:42 | Assessoria de Comunicação da CBAt

Fonte: CBAt

Amanda Oliveira, campeã de 2019 (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
Vitória (ES) - A Copa Brasil Caixa de Cross Country, que será disputada neste sábado (18/1), na cidade de Serra, no Espírito Santo, abre o calendário de provas de 2020 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A competição reunirá mais de 280 atletas de 41 clubes, representando 13 Estados e o Distrito Federal.

As seis provas - três no masculino e três no feminino - serão realizadas em um circuito de 2 km montado no Condomínio Alphaville Jacuhy, que fica na Rodovia do Contorno, km 278 (BR 101). O feminino adulto em 10 km abre a programação, às 7:30.

"Montamos um circuito plano e rápido", comentou o presidente da Federação Capixaba de Atletismo (FECAt), André Schieck. Apesar de plano, o circuito tem áreas de dificuldade para os atletas, uma das características das provas de cross country. Para cumprir as exigências da modalidade, foram colocados alguns troncos de árvores e criado um riacho no caminho para dificultar a participação dos atletas, divididos nas categorias adulta, sub-20 e sub-18.

O campeonato será seletivo para o Pan-Americano de Cross Country, marcado para o dia 29 de fevereiro, em Victoria, no Canadá. Serão convocados os três melhores atletas no adulto e no Sub-20 no masculino e feminino.

Atrações - O evento tem vários destaques inscritos. Os campeões de 2019, Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis) e Amanda Aparecida de Oliveira (UFJF), estão confirmados. Gilberto tenta a sua sétima vitória na competição. "Meu grande objetivo é entrar com o pé direito, começar bem a temporada conseguindo vaga para o Pan-Americano do Canadá", comentou o mineiro, de 30 anos.

Pelos resultados recentes, os principais desafiadores da hegemonia de Gilberto são Johnatas de Oliveira Cruz (Guarulhos), vice-campeão do ano passado no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. Johnatas é gari e, aos 30 anos, tem conseguido os melhores resultados da carreira. No ano passado, por exemplo, foi o destaque brasileiro no Mundial de Cross Country de Aarhus, na Dinamarca. Outra atração é Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA), o brasileiro mais bem colocado (11º) na última Corrida de São Silvestre, em São Paulo.

No feminino, Graziele Zarri e Maria Aparecida Ferraz (ambas do Pinheiros) vão tentar impedir o bi de Amanda. Graziele foi a melhor brasileira na São Silvestre (11ª) e Maria Aparecida foi a vice-campeã da Copa Brasil de Cross Country de 2018, em Bragança Paulista (SP).

O Condomínio Alphaville Jacuhy fica a apenas 16 Km do Aeroporto e da orla de Vitória. A entrada para o público é franca, não havendo necessidade de apresentação de ingresso.

PROGRAMA HORÁRIO

Sábado - 18 de janeiro
7:30 - 10 km Feminino Adulto
8:30 - 10 km Masculino Adulto
9:30 - Cerimônia de Abertura
9:50 - 6 km Feminino Sub-20
10:20 - 6 km Masculino Sub-18
10:55 - 8 km Masculino Sub-20
11:40 - 4 km Feminino Sub-18

A Copa Brasil Caixa de Cross Country é uma realização da CBAt e da Federação Capixaba de Atletismo (FECAt), com patrocínio da Caixa e apoio da Prefeitura Municipal de Serra, Alphaville e Nobile Suítes Diamond.

Mais informações no endereço:

http://www.cbat.org.br/novo/competicoes/copa_cross/2020/

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

 

Contato | Links | Mapa do Site | Publicidade

© Copyright 2002-2010, CBAt - Todos os direitos Reservados

Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº - Bairro do Campo Novo – Bragança Paulista, SP – CEP: 12.918-240
Telefone: (011) 5908-7488
- E-mail: cbat@cbat.org.br

Desenvolvido por: Neo Competição