Navegação: Início | Notícias

Nota da Confederação Brasileira de Atletismo

23|09|2012 - 15:44 | Da CBAt

São Paulo - O jornal "O Globo", de 22 de setembro, publicou matéria sobre a utilização de instalações desportivas construídas para os Jogos Pan-Americanos de 2007. Na mesma, consta a seguinte declaração do Sr. Carlos Alberto Lancetta, Presidente da Federação de Atletismo do Rio de Janeiro: "É lamentável que um equipamento valioso como este (o Engenhão) seja subutilizado. Culpo diretamente a CBAt que, no momento da terceirização, não criou condições para o uso regular."

Sobre o assunto, apresentamos as seguintes considerações:

a) A Prefeitura do Rio de Janeiro, à época, utilizando de seu poder discricionário, estabeleceu convênio com o Botafogo para a cessão das instalações do Engenhão, sem qualquer consulta à CBAt. Pelo que sabemos, sequer o COB foi ouvido.

b) Ora, o Sr. Lancetta, na ocasião, era funcionário da Prefeitura do Rio, além de Presidente da Federação Estadual de Atletismo. Há, pois, de se indagar se ele teve conhecimento de tal convênio, em razão de suas duplas funções? Se teve, que providências adotou para evitar a subutilização do equipamento?

c) No artigo, lê-se ainda afirmativa do Sr. Lancetta de que: "Como foi construído com verbas públicas, pelo Governo federal, o Engenhão teria que ser utilizado pela Federação."

Se o Engenhão foi construído com verbas do Governo Federal, por que a Prefeitura cedeu a utilização de suas instalações ao Botafogo? Tudo leva a crer, portanto, que os recursos foram oriundos dos cofres municipais.

d) Por outro lado, cumpre referir que a atual Diretoria do Botafogo tem atendido, com presteza, as demandas da CBAt no tocante à realização de eventos.

No que tange à instalação de Centro de Treinamento de Alto Nível no local, efetivamente, tem sido impraticável conciliar essa atividade com as necessidades do Botafogo, que usa as duas pistas para sua programação. No entanto, outras ações, que não demandem o uso sistemático da pista, têm sido permitidas pelo Clube.

O MAIS IMPORTANTE É O QUE FAZER AGORA

Com a proximidade da realização dos Jogos Olímpicos de 2016, a CBAt acredita que deveria haver uma revisão do convênio firmado entre a Prefeitura e o Botafogo sobre o uso das instalações do Engenhão, e, nesse sentido, irá enviar expediente à consideração do Exmo. Sr. Prefeito do Rio. Como se coloca a Federação do Rio nesse contexto?

ROBERTO GESTA DE MELO
Presidente da CBAt

 

Contato | Links | Mapa do Site | Publicidade

© Copyright 2002-2010, CBAt - Todos os direitos Reservados

Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP: 04.016-070
Telefone: (011) 5908-7488
- E-mail: cbat@cbat.org.br

Desenvolvido por: Neo Competição