Navegação: Início | Notícias

Vice-campeão olímpico confirmado no Ibero-Americano de Atletismo

03|05|2016 - 15:45 | Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Luguelín Santos (Marcelo Machado/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
São Paulo - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição nominal de atletas de 24 dos 25 países que haviam feito a solicitação de vagas no Campeonato Ibero-Americano Caixa de Atletismo, que será disputado de 14 a 16 deste mês, no Estádio Olímpico do Engenhão, no Rio de Janeiro. A competição servirá como evento-teste oficial para os Jogos Olímpicos de 2016.

O Brasil terá 94 representantes na competição. O segundo país com maior número de atletas confirmados é a Colômbia, com 44. Os colombianos, aliás, foram vice-campeões da última edição do Ibero-Americano, realizada em 2014, no Conjunto Desportivo do Ibirapuera, em São Paulo, ficando atrás apenas da Seleção Brasileira.

Entre os estrangeiros inscritos, vários são atrações internacionais, como o dominicano Luguelín Santos, que tem vários títulos importantes na carreira. O de maior destaque, sem dúvida, é a medalha de prata conquistada nos 400 m na Olimpíada de Londres, em 2012, com o tempo de 44.46. Ele só foi superado na oportunidade por Kirani James, de Granada, com 43.94.

A Argentina confirmou uma delegação forte, com 21 atletas. Entre eles, vários vêm defender a medalha de ouro conquistada em 2014, com German Lauro, no arremesso do peso, German Chiaraviglio, no salto com vara, e Jennifer Dahlgren, no lançamento do martelo.

Do Equador, está certa a participação de Angela Tenório, a primeira sul-americana a correr os 100 m abaixo dos 11 segundos. Ela obteve a marca de 10.99 e a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, no ano passado.

O Uruguai inscreveu velhos conhecidos dos brasileiros como Andrés Silva, Deborah Rodrigues e Emiliano Lasa, este que mora e treina em São Paulo com Nélio Moura e já está qualificado no salto em distância para a Olimpíada do Rio.

Assim, o Ibero-Americano tem representantes de 24 países confirmados, sendo 20 da área específica (nações das Américas, Europa e África de fala portuguesa e espanhola) e quatro de outras áreas da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

Esta é a primeira vez que o Campeonato Ibero-Americano, que teve a edição inaugural realizada em Barcelona, na Espanha, em 1983, é aberto a participação de outros países. A decisão foi tomada justamente por ser evento-teste para a Olimpíada.

Os países com atletas inscritos: Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Cuba, Chile, El Salvador, Equador, Espanha, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, Arábia Saudita, Austrália, Estados Unidos e Bulgária.

A última edição do Ibero-Americano foi realizada em 2014, no Ibirapuera, em São Paulo, e registrou a oitava vitória do Brasil em 16 competições.

O Campeonato Ibero-Americano faz parte do Programa Caixa de Competições, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo, patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

 

Contato | Links | Mapa do Site | Publicidade

© Copyright 2002-2010, CBAt - Todos os direitos Reservados

Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP: 04.016-070
Telefone: (011) 5908-7488
- E-mail: cbat@cbat.org.br

Desenvolvido por: Neo Competição