Navegação: Início | Notícias

ABCD retoma o controle de dopagem no País

18|04|2017 - 16:53 | Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

São Paulo - A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), órgão ligado ao Ministério do Esporte, retomará os exames antidoping em todo País, após ser readmitida pela Agência Mundial Antidoping (WADA). No caso do Atletismo, os controles desde o final do ano passado, quando a entidade havia sido suspensa, estavam sendo feitos pela Comissão Nacional Antidopagem, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Abaixo segue a nota divulgada pela Assessoria de Comunicação do Ministério do Esporte:

Wada anuncia retorno da ABCD à conformidade

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) comunicou a volta à conformidade da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). O anúncio é resultado da recomendação do Comitê de Revisão de Cumprimento da agência, após o governo brasileiro ter criado o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJAD). Dessa maneira, o Conselho de Fundação da Wada determinou que a ABCD fosse removida da lista de signatários não-conformes, com efeito imediato.

Ao cumprir o compromisso em relação à Wada sobre a criação do TJAD e seu regimento interno - publicado no Diário Oficial da União em 23 de março deste ano -, a ABCD volta a ter a permissão para fazer controle de dopagem. "Cumprimos o nosso compromisso. O tempo que demorou foi o tempo para a Wada analisar o processo de criação do tribunal, incluindo o Regimento Interno", ressaltou o secretário nacional da ABCD, Rogério Sampaio.

No fim do mês de março, a ABCD passou por uma auditoria da Wada, procedimento padrão para as agências que estão saindo do status de não-conformidade. Na ocasião, os auditores fizeram uma recomendação independente para a volta à conformidade.

Todo o processo ocorreu também com a entrega da documentação necessária à Compliance Review Commitee (CRC), comissão independente da Wada que analisa todos os casos de conformidade e que envia sua opinião ao Conselho de Fundação da entidade. Ambos os comitês indicaram o retorno da ABCD à conformidade.

 

Contato | Links | Mapa do Site | Publicidade

© Copyright 2002-2010, CBAt - Todos os direitos Reservados

Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP: 04.016-070
Telefone: (011) 5908-7488
- E-mail: cbat@cbat.org.br

Desenvolvido por: Neo Competição