Navegação: Início | Notícias

Assembleia aprova mudanças no estatuto do COB

22|11|2017 - 18:12 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Toninho Fernandes (segundo a partir da esquerda) e o presidente do COB, Paulo Wanderley (centro) - Rafael Bello/COB
Clique na Imagem para Ampliar
São Paulo - Nesta quarta-feira (dia 22), a Assembleia Geral Extraordinária do Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidiu, através de votação, alterar substancialmente o estatuto da entidade. A Assembleia aceitou quase a totalidade das propostas feitas pela Comissão de Reavaliação Estatutária (Comissão Estatuinte), formada por quatro membros, entre eles o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes, o Toninho.

Na mudança mais comentada, a Assembleia do COB terá a participação de cinco atletas, que passam a votar nas eleições da entidade, sendo que antes os atletas tinham apenas um representante (a Comissão Estatuinte propôs que os atletas tivessem 12 lugares). Assim, Assembleia do COB passa a ter 41 membros: 35 representantes das Confederações filiadas, cinco representantes dos atletas e um membro brasileiro do Comitê Olímpico Internacional (COI), posição atualmente ocupada por Bernard Rajzman.

Outra mudança importante foi sobre a eleição: os candidatos a presidente e vice-presidente não precisarão mais ser membros do COB. Agora, qualquer brasileiro maior de 18 anos, e que tenha o apoio de pelo menos três membros da Assembleia, pode candidatar-se a presidente ou vice-presidente.
Outra decisão foi referente ao Conselho Fiscal: os membros Conselho serão eleitos diretamente pela Assembleia e não mais em chapa conjunta com a presidência. Também serão formados um Conselho Administrativo e um Conselho de Ética. Outro item aprovado foi a previsão de revisão do estatuto a cada 24 meses.

"Houve mudanças significativas no estatuto", disse Toninho Fernandes. "As sugestões da Comissão foram quase todas aprovadas, com exceção do número de Atletas: propusemos 12 e a Assembleia decidiu por cinco", afirmou Toninho. "Mas esse item será novamente analisado na próxima revisão do estatuto", explicou o dirigente.

 

Contato | Links | Mapa do Site | Publicidade

© Copyright 2002-2010, CBAt - Todos os direitos Reservados

Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - SP - CEP: 04.016-070
Telefone: (011) 5908-7488
- E-mail: cbat@cbat.org.br

Desenvolvido por: Neo Competição