16maio

Destaques da São Silvestre disputam a Copa Brasil Caixa de Cross Country

Daniel do Nascimento e Graziele Zarri, os brasileiros mais bem colocados na última edição da prova em São Paulo, estão prontos para enfrentar o desafio dos 10 km, em Serra, no Espírito Santo, neste sábado (18/01)
Assessoria de Comunicação da CBAt

Daniel Ferreira do Nascimento (ABDA) e Graziele Zarri (Pinheiros), que foram os brasileiros mais bem colocados na última edição da Corrida de São Silvestre, estão entre as atrações da Copa Brasil Caixa de Cross Country, que será disputada no sábado (18/1), na cidade de Serra, no Espírito Santo.

Os dois atletas paulistas, de 21 anos, já ganharam a competição nas categorias de base e agora vão tentar a primeira vitória na prova adulta - 10 km - do evento, que abre o calendário de competições de 2020 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Daniel, nascido em Paraguaçu Paulista, entra confiante na edição deste ano. "A São Silvestre me deixou motivado", comentou o atleta. "Ele trabalhou muito bem nos últimos meses e vai brigar pelas primeiras colocações na Copa Brasil", disse o técnico Neto Gonçalves, da ABDA. Ex-lateral de futebol, Daniel resolveu investir no atletismo em 2012.

Daniel conheceu Graziele, nascida em Sorocaba e criada em Cândido Mota (SP), ainda adolescente. "Já nos conhecemos faz tempo, de seleções. Nos encontramos em várias provas, a primeira acho foi em uma corrida de rua em 2013. E de lá para cá, a gente sempre acaba se vendo", disse Daniel.

"É muita superação, porque no interior não tem muito recurso, não tem tanta estrutura, e tive que me mudar com 18 anos para São Paulo. Aqui a gente encontra um suporte melhor, tem mais condição de competir", explicou Graziele.

"A Graziele foi vice-campeã da Copa Brasil Caixa de Cross na categoria adulta no ano passado, além de ter vencido várias provas no Sub-18 e Sub-20", comentou o técnico Cláudio Castilho, do Pinheiros. "Ela sofreu um pouco de impacto na mudança para o adulto, mas tem apresentado ótima evolução", comentou.

O campeonato será seletivo para o Pan-Americano de Cross Country, marcado para o dia 29 de fevereiro, em Victoria, no Canadá. Serão convocados três atletas no adulto e no Sub-20 no masculino e feminino.

PROGRAMA HORÁRIO

Sábado - 18 de janeiro
7:30 - 10 km Feminino Adulto
8:30 - 10 km Masculino Adulto
9:30 - Cerimônia de Abertura
9:50 - 6 km Feminino Sub-20
10:20 - 6 km Masculino Sub-18
10:55 - 8 km Masculino Sub-20
11:40 - 4 km Feminino Sub-18

A Copa Brasil Caixa de Cross Country é uma realização da CBAt e da Federação Capixaba de Atletismo (FECAt), com patrocínio da Caixa e apoio da Prefeitura Municipal de Serra, Alphaville e Nobile Suítes Diamond.

Mais informações no endereço http://www.cbat.org.br/novo/competicoes/copa_cross/2020/

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.