16setembro

Atletismo na Escola abre eventos do Troféu Brasil Caixa em Bragança Paulista

O Festival vai reunir 125 crianças da rede de ensino da cidade paulista neste sábado, dia 17 de agosto, a partir das 15 horas, no CNDA, e será a largada para a maior competição de clubes da América Latina
Assessoria de Comunicação da CBAt

O Festival Atletismo na Escola, neste sábado, dia 17 de agosto, a partir das 15 horas, com crianças da rede de ensino de Bragança Paulista (SP), marca a abertura do calendário de eventos do Troféu Brasil Caixa de Atletismo. Tanto o Festival quanto a maior competição de clubes da América Latina serão no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista.

O Troféu Brasil Caixa de Atletismo será realizado de 29 de agosto a 1º de setembro, reunindo os principais atletas do Brasil - é mais uma oportunidade para a obtenção de índices mínimos exigidos para ir ao Mundial de Doha, no Catar, em setembro e outubro.

Darlan Romani, campeão pan-americano no arremesso do peso, recém-chegado de Lima, Peru, e Vitória Rosa, que ganhou três medalhas no Peru (ouro no 4x100 m, prata nos 200 m e bronze nos 100 m), participam do Festival neste sábado, assim como a ex-atleta medalhista olímpica com o revezamento 4x100 m, Thaíssa Barbosa Presti. Thaíssa integra o programa Heróis do Atletismo da Caixa, que aproxima atletas de renome das crianças.

O Festival Atletismo na Escola faz parte de um calendário de ações definido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) com o objetivo de envolver a comunidade, os corredores amadores, aproximar o público do atletismo e oferecer esporte aliado a entretenimento. Participam 125 alunos das escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade e definidas como os cinco pólos do atletismo em Bragança Paulista: Escolas Municipais Dinorah Ramos, Padre Donato, Comendador Hafiz, Orlando Pinto e Nilza Faria.

A Caixa, que apoia iniciativas com responsabilidade social, é parceira do projeto Atletismo no Escola, assim como o Instituto Sanderlei Parrela e a Secretaria Municipal de Educação de Bragança Paulista. O objetivo é que o atletismo faça parte da cultura esportiva da cidade. Tem sido constantes as visitas de alunos da rede de ensino municipal de Bragança Paulista ao CNDA e o Festival - formatado para as crianças - é um estímulo para que aprendam também a gostar de competir.

Calendário de ações - A CBAt programou vários eventos para o Troféu Brasil Caixa de Atletismo, a maior competição de clubes da América Latina. Uma das mais importantes ações será o Desafio da Milha (1.609 m) masculina e feminina, realizado na pista do CNDA, no dia 31 de agosto, a partir das 17 horas, no feminino, e no dia 1º, a partir das 13:30, no masculino.

As inscrições estão abertas para corredores amadores até o dia 20 de agosto pelo endereço https://www.eventbrite.com.br/e/desafio-de-milha-registration-67774698949. O número máximo de participantes é de 180 corredores - 90 no masculino e 90 no feminino. As inscrições custam R$ 50,00 e os atletas receberão um kit, contendo uma camiseta do evento, barra de cereal e medalha de participação para todos os inscritos.

Os três primeiros colocados, de cada categoria, receberão como premiação: 1º colocado - 1 kit uniforme da seleção completo (mochila, passeio e competição), 2º colocado - mochila com uniforme de competição, e 3º colocado - um uniforme completo de competição.

Também está marcado um treinão, com assessorias de corrida de Bragança Paulista, no dia 27, às 19:30.

A integração da população com o atletismo será feita também com testes de velocidade numa pista especial, de 26 de agosto a 1º de setembro, montada no Centro de Bragança Paulista e também no CNDA nos dias de competição.

A CBAt encomendou anúncios do evento em rádio de Bragança e espalhará outdoors pela cidade a partir do dia 15/8. No CNDA, o público terá acesso ao Village, com lojas e food trucks, de 29/8 a 1/9.

Está confirmada ainda a Semana Científica, com uma série de palestras na sede da FESB, Federação de Ensino Superior de Bragança Paulista e no CNDA, ligadas ao esporte, de 26 a 29 de agosto.

O Troféu Brasil Caixa de Atletismo volta a ser disputado em quatro dias, o salto com vara feminino terá finais A e B, e a grande maioria das provas será realizada no período da tarde e da noite. Já as provas de 20 km marcha atlética feminina e masculina serão disputadas fora do estádio, em circuito de rua, a partir das 8 horas do dia 31 - Avenida Alpheu Grimello, com largada e chegada próximas ao número 700, ao lado do Lago do Taboão.

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.