Darlan Romani

Darlan Romani e Andressa Morais, destaques no GP Brasil Caixa de Atletismo

Darlan Romani (Wagner Carmo/CBAt)

Campeões brasileiros são confirmados para a etapa de abertura do IAAF World Challenge 2019, que será disputado no dia 28, no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista

A CBAt convidou os atletas brasileiros para participar do 35º Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, no dia 28, no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista (SP). Foram chamados os atletas em condições no Ranking Nacional de Adultos, que atendem também os requisitos do Ranking da IAAF, no período de 14 de setembro de 2018 a 7 de abril passado.

Entre os destaques estão os arremessadores e lançadores. O catarinense Darlan Romani (Pinheiros-SP), que ocupa a segunda colocação no arremesso do peso no Ranking Mundial da IAAF de 2019, com 21,83 m, é um grande exemplo. Ele só está atrás do neozelandês Tomas Walsh, que marcou 21,91 m.

Nascido em Concórdia a 9 de abril de 1991, Darlan é recordista sul-americano do peso, com 22,00, marca obtida no Troféu Brasil Caixa 2018, em Bragança Paulista. Quinto colocado nos Jogos do Rio 2016, foi medalha de ouro na Copa Continental de Ostrava, em setembro de 2018.

"Estou animado para competir no GP Brasil e tentar o melhor resultado possível. Será minha primeira competição internacional da temporada, um ano importante, com vários torneios muitos especiais", disse Darlan, que já no dia 3 de maio compete na etapa de abertura da Liga Diamante no Estádio Khalifa, em Doha, no Catar, mesmo palco do Mundial 2019.

Outra atração é a paraibana Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros-SP), recordista sul-americana do lançamento do disco, com 65,10 m, resultado alcançado no GP Brasil do ano passado, em Bragança. Nascida a 21 de dezembro de 1990, em João Pessoa, a atleta teve uma excelente temporada em 2018, culminando com a medalha de prata na final da Liga de Diamante, com 64,65 m, em Bruxelas, na Bélgica. Ela terminou o ano em sétimo lugar no Ranking da IAAF, com os 65,10 m.

Na mesma prova, a gaúcha Fernanda Borges, nascida a 26 de julho de 1988, em Santa Cruz do Sul, está brilhando. Ela acabou a temporada na oitava colocação no Ranking da IAAF, com 64,66 m. Este ano, começou com tudo no Camping Internacional de Treinamento e Competição do COB e Caixa em Chula Vista, em San Diego, nos Estados Unidos. Pelo Ranking desta quarta-feira (17/4), ela ocupa a terceira colocação em 2019, com 63,96 m.

Para o confronto com os brasileiros, a organização do GP Brasil já anunciou alguns nomes. No peso masculino está confirmado o norte-americano Curtis Jensen, campeão do GP Brasil no ano passado. No disco feminino, a atração será a norte-americana Valarie Allman, que no dia 11 de abril, em Chula Vista, nos Estados Unidos, obteve a marca de 67,15 m e lidera o Ranking Mundial.

Entre os brasileiros no arremesso de peso, estão confirmados Wellington Silva Morais (Pinheiros-SP), William Denilson Dourado (Arpa-Rio Preto) e Saymon Hoffmann (Sogipa-RS).

No disco feminino, Andressa e Fernanda terão adversárias como Izabela Rodrigues da Silva, campeã mundial sub-20 em Eugene 2014 e Lidiane Milena Cansian qualificada para o Pan-Americano de Lima.

No arremesso do peso feminino, o grande nome do Brasil é Geisa Arcanjo (Pinheiros-SP), sétima colocada nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, com seu recorde pessoal de 19,02 m. Em Bragança, ela terá adversárias muito fortes com a trinitina Cleópatra Borel, campeã pan-americana em Toronto 2015, que tem 19,42 m como melhor resultado, e as norte-americanas Jessica Ramsey (19,23 m) e Daniella Hill (19,64 m). As brasileiras Keely Christinne Medeiros, Livia Avancini e Amanda Scherer também estão confirmadas.

Lançamento do martelo - Além do IAAF World Challenge, o GP Brasil Caixa abre também o IAAF Hammer Throw Challenge 2019. A prova masculina do martelo promete ser muito forte. Entre os estrangeiros confirmados estão o britânico Nick Miller, de 25 anos, que terminou a temporada 2018 em terceiro lugar no Ranking Mundial, com 80,26 m, marca obtida, na Austrália.

O húngaro Bence Halász, de 21 anos, participa como o quarto colocado no Ranking passado, com 79,90 m, e este ano ocupa o nono lugar na lista, com 75,90 m.

Outro confirmado é o bielorusso Pavel Bareisha, de 28 anos, que terminou a temporada 2018 em 10º lugar, com 77,37 m. O seu melhor resultado é de 78,60 m, obtido em 2016.

O principal representante brasileiro na prova será Allan da Silva Wolski (Pinheiros-SP), que lidera o Ranking Nacional, segundo as estatísticas no site da www.cbat.org.br, com 73,29 m, alcançado em 31 de março, em Concepción del Uruguay, na Argentina. Ele volta dos Estados Unidos, onde estava competindo, para participar do GP.

Estão inscritos ainda os brasileiros Luís Gustavo Aguiar da Silva, Ralf Rei Airton de Oliveira e Thiago Benedito da Silva.

Os interessados em assistir ao meeting, considerado o principal da América Latina, no estádio do CNDA têm de trocar seus ingressos por um quilo de alimento, de segunda-feira (22) a sábado (27) no Garden Shopping Bragança, das 10 às 22 horas. O shopping fica na Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, s/n, km 53, bairro Campo Novo, em Bragança Paulista.

O GP Brasil Caixa é organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com patrocínio da Caixa e apoio da Prefeitura de Bragança Paulista.

Mais informações sobre a competição no endereço abaixo: http://cbat.org.br/competicoes/gp_brasil/2019/