Medalha de prata

Darlan Romani é vice-campeão da Liga Diamante

Darlan Romani (Wagner Carmo/CBAt)

Brasileiro conquistou a medalha de prata no arremesso do peso na etapa final do circuito, disputada em praça pública de Bruxelas, terminando também como vice-campeão geral da competição

Bragança Paulista - O catarinense Darlan Romani (Pinheiros) obteve nesta quinta-feira (5/9) um resultado histórico. Ele ficou com a medalha de prata na grande final do arremesso do peso da Liga Diamante, disputada na Praça De Brouckère, no centro de Bruxelas, na Bélgica.

Campeão brasileiro, sul-americano, ibero-americano, pan-americano e da Copa Continental, Darlan alcançou a marca de 22,15 m, em sua terceira tentativa. Com exceção do sexto arremesso, inválido, o brasileiro conseguiu uma prova muito regular: 20,29 m, 21,61 m, 22,15 m, 21,34 m e 21,81 m.

O vencedor foi o neozelandês Tomas Walsh, atual campeão mundial, com 22,30 m, que levou para casa o diamante e US$ 50 mil em prêmio. O campeão olímpico Ryan Crouser, dos Estados Unidos, terminou em terceiro lugar, com 22,08 m.

A temporada de Darlan Romani está sendo excelente. Tanto que ocupa o segundo lugar no Ranking da IAAF, com 22,61 m, novo recorde sul-americano, obtido no dia 30 de junho, em Palo Alto, nos Estados Unidos. Ele só está atrás de Ryan Crouser, que fez 22,74 m em Long Beach, também nos Estados Unidos, em 20 de abril.

De Bruxelas, Darlan segue direto para León, na Espanha, onde fará a última fase de preparação para o Campeonato Mundial de Doha, que será disputado de 27 de setembro a 6 de outubro, no Catar. Neste período, ele terá as orientações do especialista cubano Justo Navarro, seu treinador há 9 anos. O Camping é uma parceira entre a CBAt e o COB.

A 14ª e última etapa da Liga Diamante, o tradicional Memorial Van Damme, termina nesta sexta-feira (6/9), no Estádio de Bruxelas. O arremesso do peso abriu a competição, que define os últimos 15 campeões do circuito.

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.