No Ceará

Apoiado pela Enel, o Projeto Messejana para crianças e jovens atletas tem início em Fortaleza

Projeto Messejana (Eder Mota/CBAt)

O projeto do Polo Regional de Treinamento de Atletismo visa a formação e inclusão social

Bragança Paulista - O Projeto Messejana, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), já está em andamento em Fortaleza, capital do Ceará. Os treinadores Vilson Borges do Vale, pela manhã, e Ricardo Lima, à tarde, selecionaram as primeiras crianças e jovens que já estão em treinamento na Vila Olímpica de Messejana.

A Enel Distribuição Ceará, por meio de leis de incentivo, investe no Projeto Messejana. Além disso, a Enel também apoia o Centro de Inclusão Social e Iniciação do Atletismo (Cisat), da FCAt. O projeto é resultado da união de esforços da CBAt, Federação Cearense de Atletismo (FCAt) e da Secretaria Estadual de Esportes e Juventude do Ceará.

As atividades do Polo Regional de Treinamento de Atletismo visam a formação e inclusão social, desenvolver e aperfeiçoar habilidades físicas e técnicas na prática desportiva com atividades orientadas.

"Depois de alguns ajustes na Vila, necessários para viabilizar os treinos, visitamos vários colégios da região convidando os alunos a participar do Projeto. Estamos na fase de divulgação das atividades para atrair mais participantes", afirma o professor Vilson.

O objetivo é reunir 120 crianças e jovens de 12 a 17 anos de todas as camadas sociais, com foco nas classes sociais C, D e E. Para participar dos treinamentos, os interessados devem comparecer à Vila Olímpica, das 8 às 12 horas e das 14 às 18:00, horários de funcionamento de segunda a sexta-feira. A Vila Olímpica fica na Avenida Washington Soares, 8.130, em Messejana.

"A Vila Olímpica de Messejana foi escolhida por ter pista de atletismo onde é possível serem desenvolvidos os treinos" comentou Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da CBAt. Os participantes de Messejana têm à disposição a estrutura da pista, implementos usados na modalidade (pesos, discos, dardos, blocos de saída e barreiras), além de receberem camisetas e sapatilhas para a prática do atletismo.

Um dos mais importantes polos da modalidade no Nordeste, Fortaleza será a sede pelo terceiro ano consecutivo do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo, de 20 a 22 deste mês de setembro, no Estádio da UNIFOR.

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.