30|09|2021 - | Assessoria de Comunicação

A nova cara do atletismo será a atração do Brasileiro Loterias Caixa Sub-16

Fonte: CBAt

A pista do Centro Nacional de Treinamento em Atletismo de Cascavel, no Paraná (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
-

Bragança Paulista – Com a participação de atletas de 102 clubes de todas as regiões do País, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, em sua 11ª edição, será disputado desta sexta-feira (1/10) até domingo (3/10), no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, instalação inaugurada no ano passado, na cidade de Cascavel, Paraná. A competição será transmitida pelo canal do Youtube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).



A categoria é a de entrada nas competições nacionais da CBAt e a iniciação de talentos é uma prioridade de Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da entidade. “O nosso foco é o desenvolvimento da base. Queremos cada vez mais praticantes de atletismo. Estamos invertendo a pirâmide. Antes as atenções eram para o alto rendimento e agora é para a iniciação e o desenvolvimento de atletas”, comentou Wlamir.



Como estímulo aos participantes, a competição terá uma presença ilustre, a do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze na maratona dos Jogos de Atenas-2004, que vai assistir às provas no estádio. “Faço questão de acompanhar e ver de perto o futuro do atletismo brasileiro”, disse Vanderlei, espelho para a nova geração e um dos raros ganhadores no mundo da medalha Pierre de Coubertain, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo, concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).



Sem a presença de público, por causa das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, os fãs do atletismo poderão acompanhar as provas ao vivo pelo Youtube da CBAt: ASSISTA AQUI



A competição será aberta às 8:10 desta sexta-feira, com a prova de qualificação do lançamento do disco masculino. Apenas uma final está prevista para a etapa da manhã, a do salto com vara feminino. À tarde, serão realizadas seis provas valendo medalhas: salto triplo, 1.000 m com obstáculos e lançamento do disco, todas nas categorias masculina e feminina.



No salto com vara feminino, duas atletas do APCEF-MG estão entre as favoritas. Camila Maria de Souza, líder do Ranking Brasileiro da categoria, com 2,95 m, e Maria Eduarda Guimarães Cordeiro, vice-líder, com 2,80 m.



A equipe da APCEF é a atual campeã do Brasileiro Sub-16, torneio realizado em 2019, em Fortaleza. “Estamos indo com uma equipe reduzida, com apenas nove atletas este ano, mas com possibilidades de brigar por bons resultados”, comentou o treinador Márcio Prudêncio, filho de Nelson Prudêncio, ganhador de duas medalhas olímpicas no salto triplo.



No Brasileiro de Cascavel, Camila foi inscrita nos 80 m com barreiras, revezamento 4x75 m e salto com vara. Já Maria Eduarda disputará o revezamento 4x75 m e o salto com vara.



Um estreante na competição, por outro lado, tem o DNA do atletismo. Davi Souza de Lima (IVL-MT) vai disputar aos 13 anos os 75 m e os 250 m em Cascavel. Ele é filho de Vicente Lenílson de Lima, dono de duas medalhas olímpicas – prata em Sydney-2000 e bronze em Pequim-2008 no revezamento 4x100 m – e de Maria Aparecida Souza de Lima, atleta olímpica em Atlanta-1996 no salto triplo.



Os cuidados com a pandemia terão todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades do município e do Estado. Todos os integrantes das equipes terão sua temperatura aferida na portaria do CNTA. Não será permitida a entrada de público. Somente pessoas autorizadas pela organização.



É obrigatória a utilização correta da máscara em todo o CNTA. Após os atletas das provas de campo entrarem na pista, entre uma tentativa e outra, deverão utilizar a máscara. Os atletas de pista, ao final de suas provas, deverão utilizar a máscara disponibilizada pela organização.



Será exigido o distanciamento social nos três dias do campeonato e recomendado o uso de álcool em gel para todos os participantes credenciados, entre outras medidas como o acesso apenas dos atletas inscritos em cada etapa no aquecimento.



A conquista do título do torneio pela Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais (APCEF-MG) ocorreu em setembro de 2019, quando somou 182 pontos na classificação geral. A APCEF ainda foi vencedora das categorias masculina, com 116 pontos, e feminina, com 66. A AD Centro Olímpico-SP ocupou a segunda posição no geral (101,5 pontos) e a IPEC-PR foi a terceira colocada (71).



Mais informações como programa horário, histórico, participantes e resultados CLIQUE AQUI



O Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que desenvolve o Programa de Formação de Atletas juntamente aos clubes integrados e ENADs (https://cbclubes.org.br/).



A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.


 
Realização Apoio Patrocínio
Confederação Brasileira de Atletismo
 
Início | Fortaleza | Regulamento | Programa Horário | Congresso Técnico | Recordes
Normas de Competição | Como Assistir | Inscrições | Sedes | Participantes | Resultados | Notícias | Galeria | CBAt

© Copyright 2002-2017, CBAt - Todos os direitos Reservados
Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - Brasil - CEP: 04.016-070
Telefone: + 55 11 5908-7488 - E-mail: cbat@cbat.org.br