21|04|2022 - | Assessoria de Comunicação

Expectativa de muita emoção na disputa do Brasileiro Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo

Fonte: CBAt

Vinícius Galeno entre os destaques do Brasileiro Sub-20
-

Bragança Paulista – Com a participação de mais de 700 atletas de 119 clubes, representando 23 Estados e o Distrito Federal, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo será disputado desta sexta-feira (22/4) a domingo (24/4), no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo, com entrada franca. A expectativa é de muita emoção. O Brasileiro será transmitido ao vivo pelo YouTube da CBAt.



A competição é mais uma oportunidade de os atletas buscarem os índices exigidos pela World Athletics para o Campeonato Mundial da categoria, que será realizado de 1 a 6 de agosto na cidade colombiana de Cáli.



Até agora, oito brasileiros – cinco no masculino e três no feminino – conseguiram qualificação para o evento: Gabriel Boza (APA-SP), no salto em distância; João Victor Belo de Sena (APA-SP), nos 400 m; Thiago Resende Ornelas dos Santos e José Eduardo Mendes da Silva (ambos da Luasa-SP), nos 110 m com barreiras; Vinícius de Carvalho Alves (Orcampi-SP), nos 3.000 m com obstáculos; Letícia Ruzilla de Paula (Instituto Metahum-PR), nos 100 m; Letícia Quingostas de Oliveira (AD Centro Olímpico-SP), nos 400 m com barreiras; e Stefany Beatriz Navarro da Silva (ASEMPAR/Paranavaí-PR), no lançamento do dardo e heptatlo.



Dos qualificados, apenas João Victor não disputará o Brasileiro por causa de uma torção no pé. "Melhorou muito, está uns 70%, mas é bom cuidar e voltar quando estiver 100%", explicou Inaldo Sena, pai e treinador do corredor.



Todos os demais qualificados serão atração no Brasileiro que também selecionará todos os campeões de provas individuais para defender o Brasil no Campeonato Pan-Americano Sub-20, que será disputado de 3 a 5 de junho, no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro. O segundo atleta por prova será indicado pelo Ranking Brasileiro da categoria no período de 1 de janeiro a 15 de maio de 2022.



Um dos destaques do Campeonato Brasileiro será, sem dúvida, o paranaense Gabriel Boza, de 19 anos, quarto colocado no salto em distância no Campeonato Mundial Sub-20 de Nairóbi-2021, no Quênia. "Estou treinando bem e me sentindo leve psicológica e fisicamente. Eu e meu treinador (Cremilson Julião Rodrigues) estamos trabalhando nos mínimos detalhes para que não venha enfrentar os problemas do ano passado" disse o atleta. "No Mundial, senti fortes câimbras, no Sul-Americano de Lima sofri com a falta de ar e o corpo pesado, e nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli contundi o tornozelo. Agora, estou confiante, vou com tudo."



Stefany Beatriz Navarro da Silva também está muito motivada para a competição. Ela conseguiu a qualificação no lançamento do dardo em outubro de 2021, em Cascavel (PR), quando obteve a marca de 50,59 m. Já no heptatlo, ela atingiu o índice no dia 10 de abril, quando foi campeã da categoria sub-20 da Copa Brasil Loterias Caixa de Provas Combinadas, em Bragança Paulista (SP).



"Fazia normalmente o dardo e depois tentei o heptatlo, com a ajuda do meu treinador (Aguinaldo Souza dos Santos). Fiquei surpresa ao conseguir a qualificação para o Mundial porque era a segunda vez apenas em um ano que disputava o heptatlo. Estou muito feliz e espero melhorar minhas marcas", comentou a atleta de 19 anos.



O torneio deve marcar uma disputa acirrada também pelo título de campeão por equipes. A AD Centro Olímpico, que inscreveu o maior número de atletas – 38 –, foi a campeã geral do Campeonato Brasileiro Prevent Senior Sports de Atletismo Sub-20, realizado em 2021, em Bragança Paulista (SP). O clube somou 153 pontos, seguido do CASO, do Distrito Federal, com 129, e da Orcampi, de Campinas (SP), com 124 pontos.



No feminino, a vitória também foi da AD Centro Olímpico (145 pontos), com IPEC, de Londrina (PR), em segundo (77), e Orcampi, em terceiro (55). No masculino, a vitória ficou com o CASO (74 pontos), seguido pela Orcampi (71) e APA-SP (55).



A competição tem 10 finais previstas para esta sexta-feira – duas pela manhã e oito no período da tarde. A primeira medalha de ouro sairá na disputa dos 3.000 m feminino, a partir das 9:30. O programa-horário será aberto às 8:20, com os 100 m do decatlo.



Serviço - A competição, que reunirá os melhores atletas do País da categoria até 19 anos, terá entrada gratuita para o público nas instalações da Prefeitura Municipal de São Paulo e transmissão ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a partir das 8:20 ASSISTA AQUI



O Centro Olímpico tem acesso pela Rua Pedro de Toledo, 1.651. A CBAt sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível que será destinada a uma instituição filantrópica.



Além da ajuda aos necessitados, a CBAt investe no meio ambiente, tomando todos os cuidados no evento para a coleta seletiva e reciclagem do lixo produzido nos três dias de evento. Outra ação importante é educacional, voltada para o Jogo Limpo, com informações e orientações ao combate à dopagem no esporte.



Mais informações como participantes e programa-horário completo CLIQUE AQUI



A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.


 
Realização Apoio Patrocínio
Confederação Brasileira de Atletismo
 
Início | São Bernardo do Campo | Regulamento | Programa Horário | Congresso Técnico | Recordes
Normas de Competição | Como Assistir | Inscrições | Sedes | Participantes | Resultados | Notícias | CBAt

© Copyright 2002-2018, CBAt - Todos os direitos Reservados
Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - Brasil - CEP: 04.016-070
Telefone: + 55 11 5908-7488 - E-mail: cbat@cbat.org.br