30|04|2022 - | Assessoria de Comunicação

Fãs do atletismo podem acompanhar as emoções do GP no estádio e pela internet

Fonte: CBAt

Darlan Romani, destaque do Brasil no GP Internacional (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
-

Bragança Paulista – Os fãs do atletismo terão uma tarde de muitas emoções neste domingo (1/5). Durante quatro horas - das 13:30 às 17:30 – poderão acompanhar as disputas do Grande Prêmio Internacional Brasil Loterias Caixa de Atletismo, válido pela série bronze do World Athletics Continental Tour-2022, no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. A competição tem entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico e pelo Canal Atletismo pela plataforma streaming da TV NSports, com narração de Vinícius Moura e comentários do bicampeão mundial no salto em distância Mauro Vinícius da Silva, o Duda.



O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa fica na Rua Pedro de Toledo, número 1.651, na Vila Clementino, bem perto da estação AACD–Servidor, da linha 5-Lilás. A CBAt sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível ao público. Tudo o que for arrecadado será destinado a uma entidade filantrópica.



Pela internet, a competição pode ser acompanhada ao vivo pelo Canal Olímpico (ASSISTA AQUI) e pelo Canal Atletismo da NSports (ASSISTA AQUI).



O lançamento do martelo feminino abre a série de 26 provas – 20 válidas pelo GP e seis extras -, com a participação de 177 atletas de 20 países. O Brasil terá 114 representantes na busca pelos índices exigidos e pelo ranking de pontos da World Athletics para qualificação para o Mundial do Oregon, que será disputado de 15 a 24 de julho, nos Estados Unidos.



O GP, um evento tradicional, cuja primeira edição foi realizada em 1985, no Estádio Ícaro de Casto Mello, em São Paulo, fechará o Ranking Brasileiro para a formação da seleção que representará o País de 20 a 22 de maio, no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que será realizado em La Nucia, na Espanha. Nas provas individuais, serão chamados os dois primeiros colocados na lista no período entre 1 de janeiro de 2021 e 1 de maio de 2022.



Um dos destaques do Grande Prêmio será o catarinense Darlan Romani, que no dia 19 de março ganhou a medalha de ouro do arremesso do peso do Campeonato Mundial Indoor de Belgrado, Sérvia, com a excelente marca de 22,53 m, recorde sul-americano em pista coberta e recorde da competição.



Na quarta-feira (27/4), Darlan venceu a sua prova no Torneio Internacional São Paulo Loterias Caixa, também no Centro Olímpico, com 21, 77 m – o terceiro melhor resultado no mundo no Ranking da World Athletics (WA) ao Ar Livre de 2022, atrás somente dos italianos Zane Weir (21,99 m) e Nick Ponzio (21,83 m).



A competição marcará a despedida dele do Brasil. No meio do mês ele viaja para León, na Espanha, para um importante Camping Internacional de Treinamento. Ele terá a companhia de seu treinador, o especialista cubano Justo Navarro. Durante o período de preparação, Darlan tem três competições agendadas: uma na Itália e duas na Polônia.



“Conversei com o Prof (Justo Navarro) e a partir de agora, depois do ouro no Mundial de Belgrado, minha responsabilidade aumenta mais ainda. Se já treinava muito, agora terei de treinar mais”, disse o recordista sul-americano do peso também ao ar livre, com 22,61 m, que tem como objetivo os pódios no Mundial de Oregon, em julho, e nos Jogos de Paris-2024.



Outros brasileiros também foram bem no GP São Paulo. Vitória Rosa, por exemplo, venceu os 100 e os 200 m, com índice nos 100 para o Mundial de Oregon. Nos 110 m com barreiras, Rafael Henrique Pereira e Eduardo de Deus se qualificaram para o Mundial. Boas vitórias também de Erik Cardoso nos 100 m e de Ketiley Bastisda nos 100 m com barreiras.



Entre os estrangeiros, 10 atletas se destacam por terem vencido as suas provas na quarta-feira: Melissa González (COL), nos 400 m com barreiras; Jasmine Tood (USA), no salto em distância; Laulaga Tausaga (USA), lançamento do disco; Aliyah Abrams (GUY), nos 400 m; Rachel Elizabeth Fatherly (USA), arremesso do peso; Thea Lafond (DOM), salto triplo; e Déborah Rodríguez (URU), 800 m – no feminino; Emiliano Lasa (URU), salto em distância; Carlos Daniel Layoy (ARG), salto em altra; e Geiner Moreno (COL), salto triplo.



No total, o GP terá a participação de atletas da África do Sul, Argentina, Brasil, Burkina Faso, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guiana, Hongcong, Jamaica, Libéria, Nigéria, Peru, Portugal, Paraguai, República Dominicana, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.



Mais informações sobre o GP Internacional Brasil Loterias Caixa de Atletismo CLIQUE AQUI



A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.


 
  Realização Apoio  
  Confederação Brasileira de Atletismo
 
Início | Notícias | Bragança Paulista | Histórico | Programa Horário | Participantes | Sedes | Como Assistir | Recordes | Resultados | Imprensa | Ouvidoria | CBAt

© Copyright 2002-2017, CBAt - Todos os direitos Reservados
Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - Brasil - CEP: 04.016-070
Telefone: + 55 11 5908-7488 - E-mail: cbat@cbat.org.br