Histórico
São Paulo pioneiro também na organização de Meetings internacionais
O espírito de pioneirismo é próprio de São Paulo. É assim também no esporte e especialmente no Atletismo. No esporte-base, por sinal, a capital paulista foi a sede do primeiro Meeting de nível mundial em um país latino-americano.
Isto aconteceu em 1985, no tradicional Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera. Cinco anos depois, já com o título de “Grande Prêmio Brasil de Atletismo”, o torneio passou a integrar o IAAF Grand Prix, atualmente IAAF World Challenge.
Até 1995, a maior cidade do País recebeu alguns dos maiores nomes do esporte mundial, como o norte-americano Michael Johnson (200 m), o ucraniano Sergei Bubka (salto com vara), e o tcheco Jan Zelesny (lançamento do dardo), a jamaicana (hoje, naturalizada eslovena) Merlene Ottey (100 m e 200 m), entre outros.
Os principais nomes do Atletismo brasileiro também participaram do GP paulistano, caso de Joaquim Cruz (800 m), Zequinha Barbosa (800 m) e Robson Caetano (100 m e 200 m) e Maurren Maggi (salto em distância).
Até 1995 o GP Brasil foi realizado em São Paulo. Depois foi para o Rio de Janeiro e Belém. Na última década São Paulo voltou ao mapa dos grandes Meetings, ao receber o GP São Paulo Caixa, que em 2014 terá novamente atletas de primeira linha.
|