20|09|2021 - | Assessoria de Comunicação

Maranhão busca o primeiro título da história do Norte-Nordeste Adulto

Fonte: CBAt

Revezamento 4x100 m do CT Maranhão
-

Bragança Paulista – A cidade de São Luís, no Maranhão, volta a organizar o Troféu Manoel Trajano Norte-Nordeste Loterias Caixa Adulto de Atletismo, que será disputado de sexta-feira (24/9) a domingo (26/9), na pista da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), depois de 24 anos. A última edição realizada na capital maranhense foi em 1997, quando o Amazonas foi campeão no masculino e Pernambuco venceu no feminino.



“Estamos trabalhando a todo vapor para receber o maior campeonato regional do País. Depois de muito tempo, é um prazer ser sede novamente da competição”, disse Fernando Donatan, superintendente de Esportes da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sedel). “Estamos realmente felizes em receber as equipes dos outros Estados.”



A seleção do Maranhão, aliás, vai tentar o primeiro título de sua história. O Estado tem uma equipe bem forte, o CT Maranhão, um projeto criado a partir de uma lei de incentivo fiscal do governo, que contempla do alto rendimento, à descoberta de valores e as categorias de base. Os atletas adultos, pela iniciativa, são espelho para os mais jovens investirem na carreira. O CT Maranhão terminou em terceiro lugar no Troféu Brasil Loterias Caixa, disputado em junho, em São Paulo, a principal competição interclubes da América Latina. A equipe ficou atrás somente do Pinheiros-SP, campeão, e da Orcampi-SP, vice-campeã na classificação geral.



“Queremos fazer uma grande apresentação e conquistar esse título e interromper a hegemonia da grande equipe de Pernambuco, grande campeã do evento”, comentou Donatan, referindo-se aos 17 títulos consecutivos do Estado.



Fernando tem o apoio do secretário de Esportes e Lazer, Rogério Cafeteira, que acompanha o atletismo de perto, assim como José Carlos Moreira, o Codó, medalhista e bronze no revezamento 4x100 m nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, patrono do time maranhense.



Maranhão escalou uma verdadeira seleção brasileira, com nada menos do que nove atletas que representaram o País nos Jogos Olímpicos de Tóquio: Alexsandro Melo, Eduardo de Deus, João Henrique Falcão, Rodrigo Nascimento, Thiago André, Ana Carolina Azevedo, Geisa Coutinho, Izabela Rodrigues, Jucilene Sales de Lima e Mariana Grasielly Marcelino, as últimas três são reforços e campeãs brasileiras do disco, do dardo e do martelo.



Além disso, a equipe tem recordistas da competição, com Bruno Lins (100 m), com 10.33, Flavio Gustavo Barbosa (200 m), com 21.15, e Leticia Maria Nonato de Lima, dos 100 m e dos 200 m, com 11.86 e 23.85, respectivamente, entre outros.



O Congresso Técnico da principal competição regional do País será realizado às 17 horas do dia 23 no Auditório do Hotel Rio Poty, localizado na Avenida dos Holandeses, lote 2/5, quadra 32, Ponta D’Areia, em São Luís.



Três provas do decatlo – 100 m, salto em distância e arremesso do peso - abrem a competição a partir das 9 horas do dia 24. O Troféu leva o nome de Manoel Trajano, como homenagem ao professor, dirigente e árbitro, entre outras funções, falecido em novembro de 2015 em São Luís.



Para mais informações sobre a competição Clique aqui



A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.


 
Realização
Confederação Brasileira de Atletismo
 
Início | Recife | Regulamento | Programa Horário | Recordes | Ranking | Como Assistir | Inscrições | Participantes | Resultados | Sedes | Notícias | CBAt

© Copyright 2002-2017, CBAt - Todos os direitos Reservados
Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - Brasil - CEP: 04.016-070
Telefone: + 55 11 5908-7488 - E-mail: cbat@cbat.org.br