 |
Histórico
Espetáculo esportivo com entrada livre para o público
O Troféu Brasil Caixa de Atletismo foi instituído pela Diretoria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, após o sucesso da Taça Adhemar de Barros, encerrada em 1942. A edição inaugural do Troféu foi disputada em 1945, com a vitória do São Paulo FC.
Treinado pelo legendário Dietrich Gerner, a equipe do Tricolor contava com nomes de primeira linha, como o velocista e saltador José Bento de Assis Júnior e, mais tarde, Adhemar Ferreira da Silva e Wanda dos Santos.
Adhemar viria a ser bicampeão olímpico do salto triplo e Wanda, ao longo da carreira, ganhou 48 títulos do Troféu Brasil, somadas as vitórias nos 100 m, 4x100 m, salto em distância e 80 m com barreiras.
Ao longo das décadas a competição tornou-se a mais importante do calendário nacional e atualmente é considerada a principal disputa entre clubes de Atletismo da América Latina.
Desde 1992 o título do Troféu Brasil é conquistado ininterruptamente pela Funilense e, a partir de 2002, por sua sucedânea, a BM&FBovespa. Nos últimos anos, o EC Pinheiros, antigo campeão do evento, tem ocupado a segunda colocação.
Este ano, novamente, os mais importantes atletas do País defenderão seus clubes no Troféu Brasil. Fabiana Murer, número 1 do mundo este ano no salto com vara feminino com 4,80 m, ela também conquistou o bicampeonato na Liga Diamante.
Ele defende a BM&FBovespa, assim como o bicampeão mundial indoor do salto em distância, também presente ao evento, Duda da Silva. Franciela Krasucki, finalista olímpica no 4x100 m, defende o Pinheiros.
Também é importante lembrar que a entrada do público é livre nos dias do evento – 9, 10, 11 e 12 de outubro –, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo. |