 |
Histórico
TROFÉU BRASIL CAIXA DE ATLETISMO
Instituído em 1945, o Troféu Brasil de Atletismo consolidou-se nas décadas seguintes e transformou-se na principal competição do calendário nacional. Criado pela antiga diretoria de esportes do Governo paulista, o torneio tem no título a marca CAIXA, patrocinadora principal do Atletismo nacional desde 2001.
Anualmente, perto de mil atletas de uma centena de clubes de todas as regiões do País disputam o Troféu Brasil. Os grandes atletas sempre marcaram presença no certame, que é o mais importante campeonato de clubes de Atletismo da América Latina.
Assim, uma consulta aos resultados da história do evento leva a nomes como Adhemar Ferreira da Silva, que na edição de 1951 estabeleceu o recorde mundial do triplo, com um salto de 16,01 m, na antiga pista do Fluminense, no Rio de Janeiro.
Além de Adhemar, os outros ganhadores de medalhas em Olimpíadas, Campeonatos Mundiais e Jogos Pan-Americanos sempre participaram do evento. Caso, entre outros, de Nelson Prudêncio, João Carlos de Oliveira, Joaquim Cruz, Robson Caetano da Silva, Vanderlei Cordeiro de Lima e Maurren Maggi, Zequinha Barbosa, Jadel Gregório e Fabiana Murer.
Clubes importantes levaram o título do Troféu Brasil, como São Paulo, Flamengo, Vasco da Gama, Pinheiros e Sesi. Menção especial merecem a Funilense, 10 vezes campeã, e a BM&FBovespa, ganhadora dos últimos 13 títulos. |