Notícias

06|07|2023 - | Assessoria de Comunicação
Caio Bonfim conquista a primeira medalha de ouro do Troféu Brasil

Fonte: CBAt

Caio Bonfim leva o primeiro ouro do Troféu Brasil (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
-

CUIABÁ- O brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF) ganhou a primeira medalha de ouro do 42º Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo com direito ao recorde da competição nos 20 km marcha atlética, disputados na manhã desta quinta-feira (6/7), num circuito de 1 km montando na Avenida Parque do Barbado, Jardim das Américas, em Cuiabá.



Caio completou as 20 voltas em 1:20:55, melhorando o seu recorde anterior, que era de 1:21:25, obtido em São Bernardo do Campo (SP), em 2017. “Estou muito feliz por melhorar a minha marca no Troféu Brasil, depois de seis anos. Isso me dá ainda mais confiança para treinar para o Mundial de Budapeste”, disse, referindo-se à principal competição da modalidade de 2023, que será disputada de 19 a 27 de agosto, na Hungria.



Já qualificado para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, Caio foca agora a participação no Mundial. Por isso, abriu mão de disputar o Campeonato Sul-Americano, a ser realizado de 28 a 30 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. Ele embarca no dia 22 de julho para Sierra Nevada, na Espanha, onde fará um camping de treinamento em altitude.



“O Sul-Americano será muito perto do Mundial. Quero fazer uma excelente preparação para obter um bom resultado na Hungria”, comentou Caio, ganhador da medalha de bronze nos 20 km no Mundial de Londres-2017.



Na prova desta quinta-feira, ele ficou satisfeito com o desempenho, elogiou o circuito e gostou do clima. “Mantive o ritmo desde o início e fiquei extremamente contente com o recorde. O percurso é bom e o clima estava agradável na largada da prova”, comentou sobre os 21 graus, registrados às 6:10 (7:10 de Brasília).



Apoiado pelos pais e treinadores (João Sena e Gianetti Bonfim), a esposa Juliana e os filhos Miguel e Theo, Caio ainda disputa domingo (9/7) a prova dos 35 km “para ganhar volume de competição”. O marchador de 32 anos está tendo uma excelente temporada. No mês passado, por exemplo, no GP de La Coruña, na Espanha, ele quebrou o recorde brasileiro, com 1:18:29 – a segunda melhor marca da história na América do Sul.



Matheus Gabriel de Liz Correa (AABLU-SC) e Max Batista dos Santos (CASO-DF) ficaram em segundo e em terceiro lugares, com 1:24:15 e 1:24.24, respectivamente. "Gostei muito da prova e do segundo lugar", disse Matheus, que assim como Caio representou o País na Olimpíada de Tóquio-2021. 



No feminino, a vitória foi de Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF), com 1:33:21, também novo recorde da competição e recorde brasileiro sub-23. A melhor marca anterior do Troféu Brasil era de Érica Sena, com 1:33:37, desde 2013. Ela cruzou a linha de chegada extremamente cansada, mas satisfeita. Depois de se recuperar, comemorou o também recorde pessoal. O anterior era de 1:34:43. “Melhorei mais de 1 minuto minha marca e estou muito feliz. O objetivo é sempre melhorar, mas não esperava tanto. Gosto de competir com clima mais frio, mas acabou dando tudo certo.”



Gabriela vai disputar os 35 km no domingo. Com a vitória, a marchadora brasiliense assegurou vaga no Sul-Americano de São Paulo.



Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM/ASSERCAM-PR) ficou com a medalha de prata, com 1:43.44, enquanto Mayara Luize Vicentainer (AABLU-SC) foi a bronze, com 1:44.42.



Érica Sena (Pinheiros-SP) e Viviane Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG), duas das melhores marchadoras do País, não competiram. Érica preferiu manter seus treinos para o Mundial em Cuenca, no Equador, enquanto Viviane se recupera de uma hepatite.



O Troféu Brasil, que está sendo realizado pela primeira vez em Cuiabá e no Centro-Oeste, prossegue até domingo na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, que fica Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 2.367, no Bairro Boa Esperança. O evento tem entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).



Mais informações como programa horário, participantes e resultados podem ser acessadas no hotsite da competição que fica na home do site da CBAt CLIQUE AQUI



O Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).



A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.


 
Realização   Apoio   Patrocínio
Confederação Brasileira de Atletismo     Caixa Econômica Federal
 
Início | Notícias | São Bernardo do Campo | Histórico | Campeões | Regulamento | Recordes | Sedes
Programa Horário | Marcha Atlética | Inscrições | Normas de Competição | Como Assistir
Imprensa | Participantes | Resultados | Galeria | Ouvidoria | CBAt

© Copyright 2002-2015, CBAt - Todos os direitos Reservados
Rua Jorge Chammas, 310 – Vila Mariana - São Paulo - Brasil - CEP: 04.016-070
Telefone: + 55 11 5908-7488 - Fax: + 55 11 4508-4013 - E-mail: [email protected]