Notícias

09|07|2023 - | Assessoria de Comunicação
Caio Bonfim e Gabriela Muniz brilham na marcha do Troféu Brasil

Fonte: CBAt

Caio ganha também os 35 km, com recorde da competição (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
-

Cuiabá – Duas provas, duas vitórias e dois recordes do Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo, em Cuiabá. Essa é a campanha dos marchadores Caio Bonfim e Gabriela Muniz, ambos do CASO-DF, na competição. Depois de vencerem os 20 km na quinta-feira, os dois atletas ganharam na manhã desde domingo (9/10) as provas dos 35 km, disputadas num circuito de 1 km montado na Avenida Parque do Barbado, Jardim das Américas, na capital mato-grossense.



Caio Bonfim, que já está qualificado para o Mundial de Budapeste e para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, completou as 35 voltas no circuito em 2:34:47. O recorde anterior era do próprio Caio, com 2:41:27, estabelecido em Bragança Paulista (SP), em 2021.



“Entrei para manter um ritmo, mas a competitividade não deixa. Acabei forçando na parte final da prova e saiu o recorde”, disse Caio, que disputou a sua última competição antes do Mundial da Hungria, que será realizado de 19 a 27 de agosto.



No dia 22 de julho, está previsto seu embarque para a Espanha, onde fará um camping de treinamento em altitude em Sierra Nevada. Com isso, o brasiliense de 32 anos não participará do Campeonato Sul-Americano, que será disputado de 28 a 30 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. “Estou bem treinado e na Europa faremos os ajustes finais”, completou Caio, que contou com o apoio da esposa Juliana e dos filhos Miguel, de 4 anos, e Theo, de 1 ano e oito meses, além dos pais e treinadores João Sena e Gianetti Bonfim.



Max Batista Gonçalves dos Santos (CASO-DF) conquistou a medalha de prata, com 2:42:59, e o bronze ficou com Matheus Gabriel de Liz Correa (AABLU-SC), com 2:43:34. Atleta olímpico em Tóquio, assim como Caio, Matheus abriu mão de participar do Sul-Americano. Ele viaja para a China no dia 27 de julho para disputar os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, de 28 de julho a 8 de agosto. “Os 35 km do Troféu Brasil foi um treino de luxo”, comentou. Na China, disputará os 20 km, prova em que foi vice-campeão em Cuiabá.



No feminino, Gabriela Muniz completou a distância, sob sol forte e calor de 25 graus, em 3:01:16, superando o recorde da competição, que pertencia a Viviane Santana Lyra, com 3:05:00, desde 2021, em Bragança Paulista. “Meu objetivo era ganhar os 35 km também e marchei para isso”, disse Gabi, que disputou a segunda prova de 35 km da carreira. “Estou animada agora para disputar o Sul-Americano. Fiz uma base boa e treinamentos muito bons.”



A treinadora Gianetti Bonfim ficou muito satisfeita com o desempenho dos dois campeões e elogiou especialmente Gabriela, uma jovem de 21 anos, que tem se superado a cada temporada. “Costumo dizer que ela é um Caio de saias. Acho que ela tem condições de se classificar para o Mundial pelo Ranking de pontos da World Athletics.”



Mayara Luize Vicentainer (AABLU-SC) terminou em segundo lugar, com 3:11:26, seguida de Elianay Santana Barbosa (CASO-DF), com 3:19:47.



As provas da última etapa do Troféu Brasil serão disputadas a partir das 16 horas deste domingo no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, com transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).



DISPUTA INTERCLUBES – Depois de sete das oito etapas disputadas na competição, o Pinheiros-SP mantém a liderança na classificação geral, com 287 pontos, seguido Praia Clube/Exército/Futel-MG, com 201, e de UCA-SC, com 123 pontos.



Na classificação masculina, Praia Clube é o primeiro colocado, com 131, enquanto o Pinheiros ocupa o primeiro lugar no feminino, com 160 pontos.



Resultados completos e mais informações podem ser acessados no hotsite da competição que fica na home do site da CBAt CLIQUE AQUI.



O Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).



A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.


 
Realização   Apoio   Patrocínio
Confederação Brasileira de Atletismo     Caixa Econômica Federal
 
Início | Notícias | São Bernardo do Campo | Histórico | Campeões | Regulamento | Recordes | Sedes
Programa Horário | Marcha Atlética | Inscrições | Normas de Competição | Como Assistir
Imprensa | Participantes | Resultados | Galeria | Ouvidoria | CBAt

© Copyright 2002-2015, CBAt - Todos os direitos Reservados
Rua Jorge Chammas, 310 – Vila Mariana - São Paulo - Brasil - CEP: 04.016-070
Telefone: + 55 11 5908-7488 - Fax: + 55 11 4508-4013 - E-mail: [email protected]