Notícias

10|07|2023 - | Assessoria de Comunicação
Pinheiros é o campeão da 42ª edição do Troféu Brasil de Atletismo

Fonte: CBAt

Pinheiros no geral, masculino e feminino (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
-

Cuiabá - O Esporte Clube Pinheiros de São Paulo é octacampeão do Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo. Após quatro dias de disputas (6 a 9/7), na pista da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, o Pinheiros venceu a 42ª edição do torneio - foi campeão geral, com 479 pontos, e também o primeiro nos naipes feminino (275 pontos) e masculino (204).



O Praia Clube/Exército/Futel fez uma boa competição com sua equipe reforçada para esta temporada e obteve o vice-campeonato, com 240 pontos na qualificação geral, e também no feminino (99) e no masculino (141). A União Catarinense de Atletismo (UCA-SC) foi terceira (156 pontos), a Orcampi-SP quarta (154) e o CASO-DF quinto (108). 



No feminino, ficaram UCA (81 pontos) em terceiro, Orcampi (77,5) em quarto, e FECAM/ASSERCAM (52) em quinto. No masculino, o pódio teve Orcampi (76,5) em terceiro, UCA (75) em quarto e CASO (59) em quinto.



Por Estados, São Paulo ganhou 73 medalhas (26 de ouro, 22 de prata e 25 de bronze), seguido por Santa Catarina com 29 (7, 10 e 12) e Minas Gerais com 14 (5, 4 e 5).



Os melhores atletas da competição foram o marchador Caio Bonfim e a velocista Lorraine Martins. Caio ganhou duas medalhas de ouro com dois recordes do campeonato, nos 20 km e nos 35 km. Lorraine ganhou três medalhas de ouro, nos 100 m, no revezamento 4x100 m e nos 200 m, com 22.59, índice para o Mundial de Budapeste, Hungria, de 19 a 27 de agosto.



Oito recordes do Troféu foram quebrados, com Caio Bonfim e Gaby Muniz nas marcha atlética 20 km e 35 km, Erik Cardoso, nos 100 m, com a Orcampi no 4x400 m misto, Chayenne Pereira da Silva, nos 400 m com barreiras, e Pedro Henrique Nunes Rodrigues no lançamento do dardo.



Mais de 250 mil pessoas assistiram ao vivo a transmissão do evento, no pool de emissoras formado por TV Atletismo Brasil, canal da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) no YouTube, Canal Olímpico do Brasil, Primeira Página e UOL. Nas arquibancadas do Centro de Treinamento Olímpico da Universidade Federal do Mato Grosso mais de 7 mil pessoas acompanharam os quatro dias de competições.



"Faço uma avaliação superpositiva. Todas as nossas expectativas foram superadas, com grandes resultados, oito melhores marcas do Troféu conseguidas e também muitas marcas pessoais e da temporada, o que mostra que a decisão de trazer o evento para Cuiabá foi acertada. A população também comprou essa ideia e tivemos arquibancadas cheias todos os dias, o que é muito legal e também contribuiu para a boa performance dos atletas", afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.



Wlamir também citou a repercussão do Troféu "mais transmitido da história". "Precisávamos dessa divulgação, ainda mais nesse momento, véspera de Campeonato Mundial e de renovação de patrocínio e busca de novos patrocínios". 



Definiu como muita acertada a parceria com o Governo do Estado do Mato Grosso para a realização da competição em Cuiabá. "Fizeram 100% do que foi pactuado. O governador Mauro Mendes já subiu o sarrafo e agora vamos pensar em uma competição para colocar Mato Grosso no atletismo internacional", completou Wlamir. Brasília é candidata a organizar o Ibero-Americano de Atletismo, mas Mato Grosso também poderá fazer a competição caso a sede não seja confirmada para o Distrito Federal. 



O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) Jefferson Neves agradeceu ao governador Mauro Mendes, a CBAt, a todos os que apoiaram e as equipes que trabalharam. "Essa competição fez história. Fizemos o Brasileiro Sub-23 e agora o Troféu Brasil. Quero que todos que estiveram aqui tenham saudades", disse Jefferson. "A gente queria fazer com que os resultados acontecessem. Esses resultados dos 100 m, os índices do Darlan Romani e da Lorraine Martins e também a nossa população que abraçou a competição deixaram todos muito felizes."



Resultados completos estão no hotsite da competição, no site da CBAt CLIQUE AQUI.



O Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).



A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.


 
Realização   Apoio   Patrocínio
Confederação Brasileira de Atletismo     Caixa Econômica Federal
 
Início | Notícias | São Bernardo do Campo | Histórico | Campeões | Regulamento | Recordes | Sedes
Programa Horário | Marcha Atlética | Inscrições | Normas de Competição | Como Assistir
Imprensa | Participantes | Resultados | Galeria | Ouvidoria | CBAt

© Copyright 2002-2015, CBAt - Todos os direitos Reservados
Rua Jorge Chammas, 310 – Vila Mariana - São Paulo - Brasil - CEP: 04.016-070
Telefone: + 55 11 5908-7488 - Fax: + 55 11 4508-4013 - E-mail: [email protected]