16|06|2022 - | Assessoria de Comunicação

Troféu Brasil Loterias Caixa marca a grande disputa interclubes desde 1945

Fonte: CBAt

Estádio Olímpico Nilton Santos (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
-

Bragança Paulista – O XLI Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo, que será disputado de 22 a 25 de junho, no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro, é considerado a principal competição interclubes da América Latina. Desde a sua primeira edição, em 1945, em São Paulo, grandes clubes brasileiros sempre fizeram boas disputas.



Este ano não deve ser diferente e a expectativa é de excelentes exibições nos quatro dias do torneio. Em 2021, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, o EC Pinheiros conquistou o hexacampeonato, totalizando 409 pontos no geral. Foi o campeão também no masculino (231 pontos) e no feminino (178).



A Orcampi, de Campinas (SP), foi a segunda colocada no geral (251 pontos) e também no masculino (128) e feminino (123). O CT Maranhão, com uma equipe criada há três anos mostrou nas pistas um time competitivo e ficou em terceiro lugar na classificação geral, com 186 pontos, e também no masculino (101) e feminino (85).



O Troféu Brasil Loterias Caixa, que completa 77 anos em 2022, foi criado para substituir a Taça Adhemar de Barros, realizada pelo Governo de São Paulo de 1940 a 1942. Durante todo esse período, o regulamento sofreu várias alterações. No início, o campeão era definido pelo clube que conseguisse maior número de vitórias em 10 edições (havia mais de uma edição por ano). Encerrado em 1951, o São Paulo FC, de Adhemar Ferreira da Silva, foi o primeiro vencedor, seguido do Botafogo FR (RJ) e do Pinheiros (SP).



Nas décadas de 1970 e 1980, o Troféu Brasil teve domínio da Universidade Gama Filho (RJ). Entre 1980 e 1990, houve disputa entre quatro equipes fortes: SESI, Ultracred, Pão de Açúcar e Eletropaulo – todas de São Paulo.



A partir de 1982, o evento passou a ser anual. E, na nova fase, a Funilense (SP) – atual Orcampi - conquistou 10 títulos consecutivos. Sua sucedânea, a BMFBovespa, ganhou 13 títulos até o ano de 2016. Entre 2016 e 2021, as vitórias ficaram a cargo do Esporte Clube Pinheiros (SP).



Grandes astros do atletismo nacional participaram da competição, como os campões olímpicos Joaquim Cruz, Maurren Maggi e Thiago Braz, além de Adhemar Ferreira da Silva. Robson Caetano, Zequinha Barbosa, Sanderlei Parrela, Eronilde Araújo, entre muitos outros, também fizeram história no Troféu Brasil. Entre os ídolos em atividade, destacam-se Darlan Romani e Alison dos Santos, além de Thiago Braz.



A paulistana Wanda dos Santos, que completou 90 anos no dia 1 de junho, é a recordista de medalhas de ouro do Troféu Brasil de Atletismo - conquistou 54 em 20 anos, entre elas 27 nos 80 m com barreiras, 12 no salto em distância, sete no revezamento 4x100 m e duas no salto em altura.



A última vez que o Troféu Brasil foi disputado inteiramente no Rio de Janeiro, ocorreu em 2002. Em 2009, o Rio dividiu a competição com Bragança Paulista (SP).



SERVIÇO - Informações como programa horário e como chegar ao Estádio Nilton Santos podem ser encontradas no minissite da competição: XLI Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo (cbat.org.br) 



O melhor acesso ao estádio é pelos trens da Supervia - Linha Deodoro a partir da Estação Central do Brasil, onde também é realizada a conexão com o sistema de metrô do Rio de Janeiro. O público poderá utilizar as arquibancadas do anel inferior com entrada pelo Portão Sul (localizado na Rua Arquias Cordeiro – Rampa da Ferrovia). Também há linhas de ônibus que atendem a região. O estacionamento do Estádio não funcionará.



A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS (https://cbclubes.org.br/).



A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.


 
Realização Apoio Patrocínio
Confederação Brasileira de Atletismo
 
Início | Notícias | São Bernardo do Campo | Histórico | Sedes | Regulamento | Recordes | Programa Horário
Marcha Atlética | Inscrições | Como Assistir | Imprensa | Participantes | Resultados | Galeria | Ouvidoria | CBAt

© Copyright 2002-2016, CBAt - Todos os direitos Reservados
Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - Brasil - CEP: 04.016-070
Telefone: + 55 11 5908-7488 - E-mail: cbat@cbat.org.br