17|06|2022 - | Assessoria de Comunicação

Daniel Nascimento será uma das atrações no Troféu Brasil

Fonte: CBAt

Daniel do Nascimento foi campeão dos 10 mil em Guayaquil (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
-

Bragança Paulista - O fundista Daniel Ferreira do Nascimento (Associação Noroeste Runners-RS) vai correr os 10.000 m no XLI Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo, que será disputado de 22 a 25 de junho, no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e é considerado a principal competição interclubes da América Latina. A final dos 10 mil está programada para às 17:50 de sexta-feira, dia 24 de junho. Danielzinho é convidado da Confederação Brasileira de Atletismo (valem os resultados, mas sem pontuação na disputa entre clubes).



Antes, Danielzinho, como é conhecido no atletismo, disputa e será uma das atrações na Meia Maratona do Rio neste sábado (18/6). "Na minha última meia maratona, dentro da maratona, eu passei para 1:02", disse. Vai tentar melhorar sua marca pessoal de 1:04.35 nos 21 km. 



Mas tanto a Meia Maratona quanto os 10.000 m estão dentro de um ciclo de duas semanas em sua preparação para o Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, Estados Unidos, de 15 a 24 de julho, segundo o treinador Jorge Luiz da Silva, que assumiu a preparação do atleta no início deste ano. "É um ciclo rápido para quem está há um bom tempo em altitude, adaptação ao calor, polimento para a maratona", afirmou Jorginho.



O fundista está motivado com a possibilidade de dar a primeira medalha de ouro para o seu clube, a Associação Noroeste Runnes, de Ijuí (RS), e por competir no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Troféu Brasil. "Em 2016, na Olimpíada, eu estava na arquibancada", disse Daniel, que agora integra o Programa de Preparação Olímpica do Comitê Olímpico do Brasil (COB) visando os Jogos de Paris-2024.



Daniel fez uma carreira com bons resultados nas categorias de base, em provas de cross country e em pista. É recordista brasileiro sub-18 dos 3.000 m (8:26.90) e dos 2.000 m com obstáculos (5:45.22) e sub-20 dos 10.000 m (29:13.34). 



Nascido a 28 de julho de 1998, na cidade de Paraguaçu Paulista (SP), correu sua primeira maratona em maio de 2021, quando venceu em Lima, no Peru, garantindo qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, com o tempo de 2:09:04. Em 2021 também venceu os 10.000 m do Campeonato Sul-Americano de Guayaquil, no Equador.



Em abril de 2022 correu a quarta prova de 42,195 km da carreira, a Maratona de Seul, na Coreia do Sul, em 2:04:51, superando a marca de 2:06:05 que era de Ronaldo da Costa para bater os recordes brasileiro e sul-americano. Agora é o primeiro não-africano na lista dos melhores do mundo.



O fundista volta para Kaptagat, no Quênia - local a 2.800 m de altitude - para a preparação final ao Mundial do Oregon no dia 26, logo após o Troféu Brasil. "Treinar lá ajuda para correr ao nível do mar. E também tem a natureza, é livre de trânsito e poluição. Dá uma paz interior e estou treinando com os melhores, adquirindo excelentes referências", comentou.



Sobre se já ouviu algum conselho do queniano Eliud Kipchoge, bicampeão olímpico e recordista mundial da maratona, disse que sim. "Falou para eu me divertir, pela minha idade, e que se eu colocar em prática tudo o que treinei tudo vai dar certo. Fala em trabalho duro, disciplina, determinação porque com tudo isso a motivação vem. E em criar memórias para provas futuras."



SERVIÇO - O Troféu Brasil será exibido ao vivo pelo Canal Olímpico, plataforma streaming da NSports. Mas o acesso ao Estádio Olímpico Nilton Santos é gratuito. O público poderá utilizar as arquibancadas do anel inferior com entrada pelo Portão Sul (Rua Arquias Cordeiro – Rampa da Ferrovia). 



O meio mais fácil de chegar é pelos trens da Supervia - Linha Deodoro a partir da Estação Central do Brasil, onde também é realizada a conexão com o sistema de metrô do Rio de Janeiro. Também há linhas de ônibus que atendem a região. O estacionamento do Estádio não funcionará.



Informações como programa horário e como chegar ao Estádio Nilton Santos podem ser encontradas no minissite da competição: XLI Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo (cbat.org.br) 



A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS (https://cbclubes.org.br/).



A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.


 
Realização Apoio Patrocínio
Confederação Brasileira de Atletismo
 
Início | Notícias | São Bernardo do Campo | Histórico | Sedes | Regulamento | Recordes | Programa Horário
Marcha Atlética | Inscrições | Como Assistir | Imprensa | Participantes | Resultados | Galeria | Ouvidoria | CBAt

© Copyright 2002-2016, CBAt - Todos os direitos Reservados
Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - Brasil - CEP: 04.016-070
Telefone: + 55 11 5908-7488 - E-mail: cbat@cbat.org.br