20|06|2022 - | Assessoria de Comunicação

Joaquim Cruz agradece apoio da Secretaria do Esporte ao Troféu Brasil no Rio

Fonte: CBAt

Joaquim Cruz e Marcelo Magalhães em Brasília (Foto: Divulgação/CBAt)
-

Rio de Janeiro – O ídolo Joaquim Cruz, campeão olímpico dos 800 m em Los Angeles-1984 e medalha de prata em Seul-1988, está em Brasília e prestigiará o XLI Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo, que será disputado de quarta-feira (22/6) a sábado (25/6) no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Antes de seguir para o Rio, Joaquim visitou nesta segunda-feira (20/6) o Secretário Especial de Esportes do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, para agradecer o apoio dado pela pasta ao atletismo para viabilizar a realização da mais importante competição de clubes da América Latina no Rio de Janeiro.



Marcelo Magalhães fez questão de levar Joaquim Cruz para conhecer pessoalmente o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. Joaquim foi convidado para participar de um evento sobre educação digital que estava para começar e no final Bolsonaro apresentou Joaquim para a plateia, disse que assistiu a conquista do ouro olímpico de Joaquim Cruz em 1984 e divulgou o Troféu Brasil.



“Tradicionalmente, o Troféu Brasil é a nossa maior competição do atletismo, oportunidade de os clubes competirem entre si. E voltando para o Rio é mais especial ainda. Foi no Rio de Janeiro em que eu corri o recorde mundial juvenil, em 1981, resultado que praticamente abriu as portas de muitas oportunidades para mim, de aparecer no cenário internacional e ganhar a bolsa para estudar e continuar a minha carreira nos Estados Unidos”, lembrou Joaquim, que fez a prova em 1:44.3. “O Troféu Brasil no Rio também é especial pelo fato de estarmos voltando para a cidade com o atletismo finalmente este ano depois da Olimpíada de 2016.”



Joaquim Cruz, que mora e trabalha em San Diego nos Estados Unidos, acredita que a competição vai ser muito boa. “Estou com grandes expectativas, vou ter a oportunidade de rever muitos amigos prestigiando a competição. Não vejo a hora de chegar ao Rio e fazer parte dessa festa que é o Troféu Brasil”, completou.



De acordo com o Secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, foi um prazer se encontrar com o grande campeão Joaquim Cruz e de poder apoiar a realização do Troféu Brasil. “A competição é uma janela estratégica para a obtenção de índices para o Mundial de Oregon, nos Estados Unidos. É uma competição de referência para a indicação de resultados para o programa de patrocínio direto do Governo Federal, o Bolsa Atleta”, lembrou. “Os três primeiros em cada prova do Troféu Brasil são elegíveis ao Bolsa Atleta. A disputa sendo feita numa pista com Certificação Internacional 1, de nível máximo, favorece que os bolsistas sejam de fato os atletas com a melhor performance possível”, afirmou Marcelo Magalhães.



A agenda de Joaquim Cruz em Brasília foi acompanhada por Ricardo Vidal, assessor de Relações Institucionais da CBAt no Distrito Federal.



Foi assinado um Termo de Fomento entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania no valor de R$ 1,14 milhão. A parceria prevê hospedagem, alimentação e passagens aéreas de integrantes da equipe de arbitragem, além da contratação de recursos humanos, locação de equipamentos, mídias, uniformes, medalhas, troféus, locação de sonorização e custo de manutenção para uso do estádio. 



“É uma parceria que entendemos como essencial para fomentar o presente e o futuro de uma das modalidades mais tradicionais do programa olímpico”, afirmou o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.



Para o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Motta Campos, o Termo de Fomento é um marco para o atletismo nacional. “Representa a retomada dos grandes eventos no Rio. Fomenta o atletismo no País, no estado e na capital fluminense”, afirmou Wlamir.



O Troféu Brasil será aberto nesta quarta-feira, com as disputas dos 20.000 m marcha atlética feminina, às 7 horas, e masculina, às 7:10, na pista externa do Estádio Olímpico.



SERVIÇO - O Troféu Brasil será exibido ao vivo pelo Canal Olímpico, plataforma streaming da NSports. Mas o acesso ao Estádio Olímpico Nilton Santos é gratuito. O público poderá utilizar as arquibancadas do anel inferior com entrada pelo Portão Sul (Rua Arquias Cordeiro – Rampa da Ferrovia).



O meio mais fácil de chegar é pelos trens da Supervia - Linha Deodoro a partir da Estação Central do Brasil, onde também é realizada a conexão com o sistema de metrô do Rio de Janeiro. Também há linhas de ônibus que atendem a região. O estacionamento do Estádio não funcionará.



Informações como programa horário e como chegar ao Estádio Nilton Santos podem ser encontradas no minissite da competição: XLI Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo CLIQUE AQUI



A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS (VEJA AQUI/).



A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.


 
Realização Apoio Patrocínio
Confederação Brasileira de Atletismo
 
Início | Notícias | São Bernardo do Campo | Histórico | Sedes | Regulamento | Recordes | Programa Horário
Marcha Atlética | Inscrições | Como Assistir | Imprensa | Participantes | Resultados | Galeria | Ouvidoria | CBAt

© Copyright 2002-2016, CBAt - Todos os direitos Reservados
Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - Brasil - CEP: 04.016-070
Telefone: + 55 11 5908-7488 - E-mail: cbat@cbat.org.br