05|07|2023 - | Assessoria de Comunicação

Cuiabá será palco de muitas emoções na disputa do Troféu Brasil

Fonte: CBAt

Vitória Rosa é uma das velocistas que compete nesta quinta-feira, em Cuiabá (Foto: Carol Coelho/CBAt)
-

O 42º Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo tem tudo para ser um dos melhores da história. Com a participação de 750 atletas (322 mulheres e 428 homens), representando 120 clubes de 21 Estados e do Distrito Federal, a competição será disputada desta quinta-feira (6/7) até domingo (9/7) no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, com entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).



O evento, que será realizado pela primeira vez em Cuiabá e no Centro-Oeste, tem vários atrativos. Os campeões de todas as provas individuais assegurarão qualificação para o Campeonato Sul-Americano Adulto, que será realizado de 28 a 30 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Além disso, a competição é válida pela obtenção de índices e pontos no Ranking, visando o Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto, e para os Jogos Olímpicos de Paris, na França, em 2024.



Neste primeiro dia serão disputadas nove finais começando com a feminina e masculina dos 20 km marcha atlética, a partir das 6 horas (7 de Brasília), num circuito de um km a ser montado na Avenida Parque do Barbado, Jardim das Américas, ao lado do COT. As outras provas ocorrerão no próprio Centro Olímpico de Treinamento, que fica Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, no Bairro Boa Esperança: martelo feminino, vara feminino, disco masculino, 100 m feminino e masculino e as finais por tempo dos 5.000 m, também no feminino e no masculino.



Uma das atrações da marcha atlética, que vive um momento bem especial no Brasil, é Caio Bonfim (CASO-DF), medalha de bronze nos 20 km no Mundial de Londres-2017. “Estou treinando muito e feliz com a campanha até agora. Mas nada é fácil”, comentou o atleta, de 32 anos, que já está qualificado para o Mundial e para a Olímpiada.



As provas mais esperadas são normalmente as dos 100 m, que apontam o homem e a mulher mais rápidos do País. No masculino, os candidatos ao ouro são os melhores do Ranking: Renan Gallina (Maringá-PR) – 10.01, Felipe Bardi (SESI-SP) - 10.07, Rodrigo do Nascimento (Pinheiros-SP) - 10.12, Erick Cardoso (SESI-SP) - 10.14 e Paulo André Camilo de Oliveira (CAES-ES) - 10.18.



Felipe Bardi é o atual campeão do evento e a competição marca o retorno de Paulo André, vencedor de cinco edições seguidas: 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021. “Estou bem, recuperado de lesão”, disse o velocista que ficou afastado das competições por um ano em meio em função de sua participação no BBB, da Rede Globo, em 2022.



No feminino, a luta pelo ouro também deve ser acirrada entre as principais colocadas no Ranking: Vitória Rosa (Pinheiros-SP) - 11.18, Lorraine Martins (Pinheiros-SP) - 11.24, Gabriela Mourão (Pinheiros-SP) - 11.27, Rosângela Santos (Equipe Medex- RJ) - 11.29 e Anny Caroline de Bassi (Balneário Camboriú-SC) – 11.35.



Vitória retornou ao Brasil na segunda-feira (3/7), depois de disputar diversas competições na Europa. Ela venceu, por exemplo, os 100 m e os 200 m em Redhe, na Alemanha, com os tempos de 11.38 (0.4) e 23.61 (-0.3). Em Hengelo, na Holanda, conseguiu a melhor marca da temporada nos 100 m com 11.18 (-0,1). “Toda a preparação visa o Mundial de Budapeste, em agosto, e por isso não saiu marcas mais fortes. Acho que pode correr muito bem no Troféu Brasil, mesmo pensando mais à frente”, comentou o treinador Katsuhico Nakaya, sobre a recordista sul-americana dos 200 m.



ESTREIAS - Alguns destaques do atletismo brasileiro vão estrear na temporada justamente em Cuiabá. O catarinense Darlan Romani (Praia Clube/Exército/Futel-MG), campeão mundial indoor no arremesso do peso, está pronto para voltar. “Estou bem fisicamente. Totalmente recuperado de uma lesão no ombro. Vamos ver o que acontece daqui para frente”, disse o arremessador, que venceu já 10 vezes a sua prova no Troféu Brasil. Outro a fazer a primeira prova do ano será o mato-grossense Almir Cunha dos Santos, o Almir Júnior (Sogipa-RS). Depois de alguns problemas físicos, ele está recuperado e será uma das atrações do salto triplo, prova em que foi vice-campeão mundial indoor em Birmingham.



O peso das atuações individuais é grande, mas o grande objetivo da competição é a disputa interclubes. No ano passado, o Pinheiros-SP venceu somando 435 pontos na classificação geral e também foi campeão na categoria masculina (195,5) e feminina (239,5). Esse foi o sétimo título consecutivo do clube. A Orcampi-SP foi a segunda colocada no geral (167 pontos) e no masculino (85,5) e terceira no feminino (81,5). A UCA, de Santa Catarina, foi a terceira na qualificação geral (166), a segunda no feminino (83) e a terceira no masculino (83).



Mais informações como programa horário, participantes e o manual técnico podem ser acessadas no hotsite da competição que fica na home do site da CBAt CLIQUE AQUI



O Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).



A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.


 
Realização Apoio Patrocínio
Confederação Brasileira de Atletismo
 
Início | Notícias | São Bernardo do Campo | Histórico | Sedes | Regulamento | Recordes | Programa Horário
Marcha Atlética | Inscrições | Como Assistir | Imprensa | Participantes | Resultados | Galeria | Ouvidoria | CBAt

© Copyright 2002-2016, CBAt - Todos os direitos Reservados
Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - Brasil - CEP: 04.016-070
Telefone: + 55 11 5908-7488 - E-mail: cbat@cbat.org.br