08|06|2021 - | Assessoria de Comunicação

Qualificados para Tóquio almejam bons resultados no Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo

Fonte: CBAt

Darlan Romani, como ouro do Troféu Brasil de 2020 (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
-

Bragança Paulista – A 40ª edição do Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo, que será disputada de quinta-feira (10/6) a domingo (13/6), será muito especial. Afinal, além dos que tentam os índices, os atletas já qualificados para a Olimpíada de Tóquio, que terá a cerimônia de abertura no dia 23 de julho e encerramento em 8 de agosto, terão uma ótima oportunidade de avaliar seus treinamentos nesta época difícil de pandemia, que impede muitos de competir no exterior.



Dos 23 qualificados, 13 garantiram participação no torneio, que será realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo, a partir das 13:15 de quinta-feira, sem a presença de público, mas com transmissão, ao vivo, do Canal Atletismo e do Canal Olímpico da TVNSports.



“Minha expectativa é de tentar manter os títulos dos 800 m e dos 1.500 m porque é importante ter uma sequência boa no Troféu”, disse Thiago do Rosário André (CT Maranhão), que obteve qualificação olímpica no sábado (5/6) ao completar os 800 m em 1:44.92, em São Paulo. “Eu quero dar o meu melhor e deixar as surpresas acontecerem naturalmente, como vêm acontecendo.”



Thiago André, finalista dos 800 m no Mundial de Londres-2017 e representante do Brasil nos 1.500 m nos Jogos do Rio-2016, está otimista. “Lógico que eu quero fazer um excelente resultado, mas as condições climáticas têm de estar a favor, até porque o tempo mudou”, lembrou em referência à queda da temperatura e à garoa em São Paulo. “Mas, independentemente de tudo, quero dar meu melhor e sair da prova com a sensação de dever cumprido e feliz que fiz o possível e impossível para fazer uma excelente competição”, completou o campeão sul-americano das duas provas em Guayaquil, no Equador.



Outro atleta animado com a possibilidade de competir é Alexsandro Melo, o Bolt (CT Maranhão), que no ano passado venceu o salto em distância e o triplo no Troféu Brasil (prova em que está qualificado). “Quero corrigir os erros das últimas competições, chegar bem no Troféu Brasil, tentar fazer o índice do distância, que está pertinho, e saltar acima dos 17,00 m no triplo”, disse Bolt, que ganhou duas medalhas no Sul-Americano – ouro no triplo e bronze no distância.



A competição marcará a estreia de Darlan Romani (Pinheiros), recordista sul-americano do arremesso do peso e quarto colocado no Mundial de Doha-2019, na temporada 2021. Depois de alguns problemas físicos, que o fizeram passar algumas semanas em Pelotas (RS), aos cuidados da equipe do coordenador médico da CBAt, André Guerreiro, está de volta a Bragança Paulista (SP). “Agora estou zerado. Espero fazer uma boa prova”, disse o catarinense, uma das apostas do Brasil na Olimpíada.



Já Augusto Dutra (Pinheiros) tem um objetivo definido na competição. “Minha meta é quebrar o recorde do Troféu Brasil de 5,72 m no salto com vara. Estou animado para tentar e superar a marca do Fábio Gomes”, revelou.



Dos qualificados estão confirmados também no Troféu Brasil Loterias Caixa: Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros-SP) - 100 m, Eduardo de Deus (CT Maranhão) - 110 m com barreiras, Marcio Teles (Orcampi), 400 m com barreiras, Samory Uiki (Sogipa-RS), salto em distancia, Caio Bonfim (CASO-DF), 20 km marcha atlética, Matheus Gabriel Correa ( AABLU-SC), 20 km marcha, Felipe Vinicius dos Santos (AABLU-SC), decatlo, Vitoria Rosa (Pinheiros-SP), 200 m, e Fernanda Borges (AABLU-SC), lançamento do disco.



Alison dos Santos, Gabriel Constantino, Almir Junior e Andressa Morais estão num camping do COB/CBAt em Portugal, Aldemir Gomes com uma contusão, Érica Sena e Thiago Braz fora do País, Paulo Roberto Paula, Daniel Chaves e Daniel Nascimento se preparam para disputar a maratona olímpica. Daniel Nascimento, por exemplo, viajou na madrugada de domingo (6/6) para o Quênia, de onde seguirá direto para o Japão.



O Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo seguirá um rígido protocolo de segurança em função da pandemia da COVID-19, com base em todas as orientações das autoridades sanitárias do município e do Estado. A competição terá suas normas adaptadas para o atendimento à pandemia.



Todos os credenciados passarão por um scanner para a medição da temperatura corporal antes de entrar no Centro Olímpico e, em caso de suspeita, será feito o teste de COVID-19. Será obrigatório o uso de máscaras, com exceção no momento das provas, a organização oferecerá e incentivará o uso do álcool em gel, realizará a limpeza de implementos utilizados, o distanciamento entre atletas na câmara de chamada, e entre os treinadores, nas arquibancadas e a cerimônia de premiação será diferenciada (os que forem ao pódio pegam as próprias medalhas), entre outros procedimentos.



Os fãs do esporte poderão acompanhar o desempenho dos atletas ao vivo pelo Canal Atletismo da TVNSports: ASSISTA AQUI



Mais informações como programa horário, histórico e atletas participantes podem ser acessadas no hotsite da competição: CLIQUE AQUI



A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que desenvolve o Programa de Formação de Atletas juntamente aos clubes integrados e ENADs (https://cbclubes.org.br/).



A Prevent Senior Sports é patrocinadora do atletismo brasileiro para a entidade gestora do esporte e os atletas brasileiros, visando a saúde integral dos indivíduos e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.


 
Realização Apoio Patrocínio
Confederação Brasileira de Atletismo
 
Início | Notícias | São Bernardo do Campo | Histórico | Sedes | Regulamento | Recordes | Programa Horário | Congresso Técnico
Marcha Atlética | Inscrições | Como Assistir | Imprensa | Participantes | Resultados | Galeria | CBAt

© Copyright 2002-2017, CBAt - Todos os direitos Reservados
Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - Brasil - CEP: 04.016-070
Telefone: + 55 11 5908-7488 - E-mail: cbat@cbat.org.br