categoria
Desenvolvimento
Joana Costa, supervisora Técnica da CBAt, atleta olímpica do salto com vara, foi a representante brasileira no evento, realizado em Lima (PER), que apresentou os conceitos de formação de crianças e jovens da World Athletics para as 13 federações continentais e deixou diretrizes para a Área.
Joana Costa representou a CBAt no Workshop da WA sobre o Kid's Athletics
(foto: Atletismo Sul-Americano)
O Atletismo Brasil participou do Workshop de Formação, organizado pela ADC (Area Development Centre, da sigla em inglês) da Atletismo Sul-Americano, no Complexo Esportivo La Videna de Lima, no Peru (6 a 10/10). O programa traz diretrizes para a iniciação de crianças e jovens no atletismo de forma lúdica, por meio de ações naturais simples e em equipe, com uma participação muito inclusiva e atraente.
Joana Costa , supervisora técnica da CBAt, atuou juntamente com profissionais das 13 federações nacionais da América do Sul na capital peruana. Joana Costa, atleta olímpica nos Jogos do Rio-2016, faz parte de uma geração fundamental do salto com vara feminino no Brasil, juntamente com Fabiana Murer (ambas precisaram buscar conhecimento sobre a prova, incipiente no cenário mundial até a década de 1990).
O programa da World Athletics é para todo o mundo e inova na iniciação dos jovens no atletismo. Adota um método adequado para a formação motora que serve de base a todos os demais esportes, o que aumenta a sua utilidade no desenvolvimento de crianças e jovens.
Joana destacou algumas das principais diretrizes passadas pela World Athletics para o Kid's Athletics e a América do Sul, dentre elas a criação de um Plano Nacional para a adoção do programa e de uma rede sul-americana de formadores. E ainda prover informação e atualizações para professores e treinadores e identificar oportunidades de acordos com Governos para oferecer o Kid's Athletics para as escolas.
O workshop teve como dissertantes da World Athletics More Galetovich, da Bolívia, e Gonzalo Guevara, da Argentina, e a presença de Juan Alberto Scarpin, diretor de Desenvolvimento da Sul-Americana, e Luis Condeso, gerente Geral da Federação Peruana de Atletismo e Secretário Geral da Associação Ibero-Americana de Atletismo.
O ADC reúne 10 países de língua espanhola (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), dois de língua inglesa (Guiana e Suriname) e um de língua portuguesa (Brasil).
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240