categoria
Copa Brasil
O mineiro de São Pedro dos Ferros, que treina e mora em São Paulo, vai lutar por mais um título no Parque Ecológico de Poços de Caldas, no domingo, dia 19 de outubro, a partir das 7 horas, com entrada gratuita para o público e TV Atletismo Brasil ao vivo.
Johnatas de Oliveira foi o campeão dos 10 km na última edição da Copa em Poços de Caldas
(foto: Gustavo Alves/CBAt)
Johnatas de Oliveira Cruz (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) é um dos destaques da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country 2025, que será realizada no domingo, dia 19 de outubro em Poços de Caldas, Minas Gerais. Jonathas vai lutar pelo bicampeonato - foi o campeão dos 10 km (34:17), na última edição da Copa Brasil, no Parque Ecológico Municipal Jardim Esperança.
A entrada é gratuita e o público poderá assistir as corridas ao longo dos 2 km do percurso que será armado no Parque Ecológico (junto ao Aeroporto Municipal de Poços de Caldas). A TV Atletismo Brasil - canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) - também mostrará a Copa Brasil de Cross Country ao vivo.
A Copa Brasil também é qualificatória e vale vaga na seleção brasileira que disputará o Sul-Americano de Facatativá, na Colômbia, no dia 8 de novembro.
"Tenho feito bons treinos e acredito que farei uma ótima prova na Copa Brasil", afirmou Johnatas, de 35 anos. "Conheço o percurso e é excelente para o cross, não tem muito obstáculos e é plano. Se a volta tiver exatos 2 km acho que poderemos fazer uma prova rápida. Estou bem treinado e vou para conquistar mais um título, mas tenho bons adversários - também vou ficar feliz com uma vitória deles -, como o Jânio Varjão e o Fábio Jesus Correia", acrescentou Jonathas.
Mineiro de São Pedro dos Ferros, Johnatas queria ser jogador de futebol, mas adotou a corrida trabalhando na coleta de lixo em São Paulo - corria até 25 km por dia. Decidiu investir no atletismo, a partir de 2015, o que se revelou uma boa escolha pela evolução nos resultados.
Johnatas que foi o brasileiro mais bem colocado nas duas últimas edições da Corrida Internacional de São Silvestre também pensa na prova. "Tentarei fazer o meu melhor", disse o fundista que foi sexto colocado em 2023 e 4º colocado em 2024 (45:32). "Em 2026, tentarei fazer uma maratona pra 2:08:00, para iniciar meu projeto olímpico. Esse será o foco principal do ano."
Suas melhores marcas são 2:10:43 na maratona, obtida em Hamburgo, na Alemanha (23/4/2023); 28:29 nos 10 km, na Speed Race, na Meijijungu Gaien area, em Tóquio, no Japão (3/5/2025); 29:37.99, nos 10.000 m, em São Bernardo do Campo (9/7/2019).
Este ano, Johnatas venceu a Maratona de Porto Alegre (2:12:45) e foi terceiro colocado no Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua (1:03:04), realizado junto com a Meia Maratona do Rio. Foi ao Mundial de Tóquio, no Japão (38º, com 2:18:22).
Programa horário da Copa Brasil de Cross Country
7:00 - 10 km Feminino - Adulto
7:50 - 10 km Masculino - Adulto
8:40 - 8 km Masculino Sub-20
9:00 - 1 km Crianças (12 e 13 anos)
9:10 - 2 km Crianças (14 a 17 anos)
9:30 - 6 km Masculino/Feminino Livre
10:10 - Cerimônia de Abertura
10:20 - 6 km Feminino - Sub-20
11:10 - 6 km Masculino - Sub-18
11:50 - 4 km Feminino - Sub-18
12:30 - 2 km Feminino - Adulto
12:40 - 2 km Masculino - Adulto
O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em parceria com a Federação Mineira de Atletismo (FMA) e a Secretaria de Esportes de Poços de Caldas.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
(11) 5555-0266
cbat@cbat.org.br
Endereço:
Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº
Bairro do Campo Novo Bragança Paulista – SP
CEP. 12.918-240