Navegação: Início | Notícias

Documentário sobre Vanderlei Cordeiro terá première na COBExpo

15|09|2023 - | Assessoria de Comunicação

Fonte: CBAt

Documentário do Canal Olímpico do Brasil fala da vida e carreira de Vanderlei (Foto: Divulgação/COB)
Clique na Imagem para Ampliar
-

Bragança Paulista - Um marco histórico da vida e carreira de um herói brasileiro. Esse é o mote que traduz o documentário Vanderlei: Pernas, Cabeça e Coração, obra audiovisual inédita do Canal Olímpico do Brasil, que terá a sua première para convidados no dia 28 de setembro, às 17 horas, no plenário principal da COBExpo, a maior feira de esportes olímpicos do Brasil, em São Paulo.



O vídeo documentário, produzido pelo streaming do Comitê Olímpico do Brasil, faz sua estreia em grande estilo com a presença do próprio medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima no evento.



Vanderlei: Pernas, Cabeça e Coração é o primeiro de uma série de documentários que serão exibidos pelo Canal Olímpico do Brasil e traz um resgate da vida do único brasileiro agraciado com a medalha Pierre de Coubertin, a maior honraria do Comitê Olímpico Internacional (COI). Dirigido, produzido e roteirizado pelos jornalistas Terni Castro, Gabriel Baron e Diogo Venturelli, o documentário de uma hora e cinco minutos de duração transita por todas as fases da carreira de Vanderlei, desde o início nas provas de corrida de rua até o ápice da medalha olímpica.



“Levar para uma produção audiovisual a história do Vanderlei Cordeiro de Lima é motivo de muito orgulho para o COB. Ele é um verdadeiro herói do esporte nacional e continua representando os valores olímpicos em todos os seus passos. Estamos contentes e honrados de poder recontar a história triunfante do Vanderlei”, ressaltou o presidente do COB, Paulo Wanderley.



A vida e a carreira do ex-maratonista são retratadas em três fases na obra. Primeiro, as origens dele no interior do Paraná, nas cidades de Cruzeiro D’Oeste e Tapira; em seguida nas cidades de Atenas, Maratona e Olímpia, na Grécia, que traduzem a simbologia da conquista da medalha de bronze dos Jogos Olímpicos Atenas-2004. Por fim, no Rio de Janeiro, cenário em que Vanderlei acendeu a pira olímpica nos Jogos Rio-2016.



Outro ponto fundamental do documentário é a abordagem sobre o incidente que transformou a vida de Vanderlei Cordeiro de Lima em Atenas: o ataque sofrido durante a prova que o tirou da liderança da maratona. O reencontro de Vanderlei com a família do grego Polyvios Kossivas, que o ajudou a se salvar naquela ocasião (em 2004) e que morreu no início deste ano de 2023, é um ponto alto da produção audiovisual.



“Primeiramente, agradeço demais ao COB, pois me senti muito honrado em fazer parte desse documentário. Ele me trouxe a grande oportunidade de reviver momentos marcantes da minha vida, da minha trajetória. Mais ainda: pude visitar e revisitar lugares que jamais pensaria em estar ou voltar. Estou muito grato por tudo. Estou ansioso e numa expectativa muito grande para ver como ficou todo esse trabalho", ressaltou Vanderlei.



O documentário Vanderlei: Pernas, Cabeça e Coração será disponibilizado posteriormente nos canais de comunicação do Comitê Olímpico do Brasil. Além da exibição no site do Canal Olímpico do Brasil, a obra ficará disponível no YouTube do Time Brasil.



"É a primeira de muitas histórias importantes do esporte brasileiro que pretendemos trazer em forma de documentário ao Canal Olímpico do Brasil. Vanderlei Cordeiro de Lima é referência não só para o atletismo, mas para todos os esportes, por sua determinação e humildade. É um ídolo e estamos muito felizes por podermos mergulhar em sua história de vida e carreira", pontuou Paulo Conde, diretor de Comunicação do COB.



Após a exibição do documentário haverá um painel de debate mediado pelo jornalista Guilherme Roseguini, com a presença do próprio Vanderlei, do treinador Ricardo D’Ângelo e do jornalista Terni Castro.



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.


 

Contato | Links | Mapa do Site | Publicidade

© Copyright 2002-2010, CBAt - Todos os direitos Reservados

Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº - Bairro do Campo Novo – Bragança Paulista, SP – CEP: 12.918-240
Telefone: (011) 5908-7488
- E-mail: cbat@cbat.org.br

Desenvolvido por: Neo Competição