Navegação: Início | Notícias

Treinador do bicampeão Duda da Silva está há 45 anos na estrada

08|03|2014 - 19:56 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt

Fonte: CBAt

Duda cumprimenta Tide após conquistar o bicampeonato em Sopot (Marcos Andrade/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
São Paulo - Aristides Andrade Junqueira Neto é um dos mais antigos treinadores de Atletismo em atividade no Brasil. Perto de completar 68 anos, em 18 de maio próximo, Tide, como é chamado no meio atlético nacional, trabalha há 45 anos como técnico. "Comecei a treinar crianças na cidade onde nasci, Floreal (SP), antes mesmo de me formar em educação física", disse Tide, neste sábado 8, por telefone, direto de Sopot, na Polônia.

Nesta cidade às margens do Báltico, Tide acompanha seu atleta Mauro Vinícius Hilário Lourenço da Silva, o Duda, que conquistou a medalha de ouro no Mundial Indoor, disputado na Ergo Arena, belo ginásio com capacidade para 11 mil pessoas. Tide trabalha com Duda há nove anos e é o grande responsável pelo planejamento da preparação do atleta que, nesta tarde, se tornou o primeiro brasileiro a conquistar o bicampeonato num Mundial de Atletismo.

"Faz muito tempo que treino atletas, crianças, jovens e competidores de alto rendimento, como o Duda", explica o treinador. "Da minha primeira turma de atletas saiu o José Roberto "Soneca", que mais tarde descobriu atletas como o Edson Luciano (vice-campeão olímpico e mundial do 4x100 m). Depois cheguei aos atletas de nível mundial, como o Nelson Ferreira (também do salto em distância), finalista no Mundial de Atenas 1997)", lembra Tide.

Sobre a preparação de Duda para este Mundial da Polônia, Tide afirma que não mudou o plano original. "Mas algumas facilidades que tivemos foram importantes, como o treinamento que fizemos aqui na Europa", diz, referindo-se ao camping realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo, com base em Lisboa, desde 10 de fevereiro. "Quando você está num camping, todo seu foco vai para o que realmente interessa, neste caso era o Mundial Indoor", acrescenta.

Sobre Duda, de 27 anos, Tide acha que é "um atleta para dois ciclos olímpicos, pois é disciplinado, se cuida muito bem, mantém uma humildade real", comenta. "A meta é fazer com que ele chegue bem ao Mundial (ao ar livre de Pequim) no ano que vem e aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016", finaliza.

 

Contato | Links | Mapa do Site | Publicidade

© Copyright 2002-2010, CBAt - Todos os direitos Reservados

Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº - Bairro do Campo Novo – Bragança Paulista, SP – CEP: 12.918-240
Telefone: (011) 5908-7488
- E-mail: cbat@cbat.org.br

Desenvolvido por: Neo Competição