Navegação: Início | Notícias

Troféu Brasil apresenta trabalhos de comitês à comunidade

07|07|2023 - | Assessoria de Comunicação

Fonte: CBAt

Comitê Feminino, Conselho de Ética e Comissão de Atletas (Foto: Carol Coelho/CBAt)
Clique na Imagem para Ampliar
-

Cuiabá - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) organizou uma ação para valorizar e divulgar os trabalhos que vêm sendo feitos pela Comissão de Atletas, Comitê Feminino e Conselho de Ética da entidade. Inseridos na política de gestão traduzida pela hastag #somosatletismo, integrantes desses grupos estão presentes em Cuiabá, Mato Grosso, no 42º Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo para divulgar as suas atividades e conversar com a comunidade. 



Em encontro com ídolos do atletismo brasileiro que estão acompanhando o Troféu Brasil em Cuiabá, nesta sexta-feira (7/7), os grupos com representatividade na gestão da CBAt foram apresentados. O presidente Cleiton Cesário falou em nome da Comissão de Atletas, que tem ainda Jaqueline Weber, vice-presidente, e os integrantes Allan Wolski, Cisiane Dutra Lopes, Elianay Barbosa, Janaina dos Santos, Kelvin de Jesus, Sophia Salvi e Pedro Nascimento.



Cleiton explicou que a Comissão leva as demandas dos atletas à CBAt e disse que é um canal aberto também aos ídolos do atletismo, vários deles com projetos de formação na modalidade, como os medalhistas olímpicos Vicente Lenilson, que tem o Instituto Vicente Lenilson, em Mato Grosso, e Vanderlei Cordeiro de Lima, com o IVCL, em Campinas, São Paulo. A CBAt leva dois representantes da Comissão de Atletas para todos os Campeonatos Brasileiros para que possam interagir e ouvir as demandas dos atletas em todo o País.



Adotar uma política de equidade de gênero é preocupação da CBAt. O Comitê Feminino preparou uma ecobag, com bloquinho e caneta, que leva o logo Atletismo Mulheres para se aproximar, conversar e conhecer melhor as mulheres do atletismo. "As ações nos Brasileiros são para divulgar o Comitê Feminino", disse Elisângela Adriano, atleta consagrada no lançamento do disco e no arremesso do peso. O Comitê representa atletas, treinadoras, árbitras, integrantes de equipe multidisciplinar, dentre outras, apresentando propostas de igualdade, proteção ao assédio e educação da mulher. Ainda integram o grupo Esmeralda de Jesus, Daiana Gamboa, Martina Lindemayer e Rita de Cássia de Jesus.



Martina, treinadora da Sogipa-RS, falou para os ídolos na reunião de que há uma grande preocupação de dar oportunidade e informar às mulheres do atletismo. "Queremos trazer mais mulheres para o Comitê", disse.



O Comitê de Ética é presidido por Marco André de Lazari e formado por Jefferson Sabino, Carlos Alberto Barbosa e Solange Muniz. "Essa ação é importante para divulgarmos e apresentarmos o Comitê para a comunidade do atletismo, onde ecoam os problemas de ética", disse Marco de Lazari.



Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, reforçou as ações e a importância de cada um dos conselhos. "Eles formam os poderes da entidade e estamos juntos divulgando isso. A Comissão de Atletas, eleita pelos atletas, tem hoje cinco mulheres - são quatro homens e quatro mulheres e a mais votada, que foi a Cisiane. A política de equidade está presente na Comissão de Atletas", disse Wlamir. Emendou dizendo que o atletismo ainda tem "poucas treinadoras" e que questões de ética e de igualdade de gênero tem de ser enfrentadas "e não jogadas para debaixo do tapete". "Queremos um movimento justo, democrático, dialogando, enfrentando os problemas".



Cleiton Cesário reforçou a necessidade de "criar oportunidades para que cada vez mais mulheres discutam os seus assuntos e não ter homens definindo assuntos que dizem respeito às mulheres". 



O ídolo do atletismo Zequinha Barbosa, campeão mundial indoor dos 800 m, deu parabéns a atual gestão da CBAt por se aproximar da comunidade, disponibilizar estruturas como a de recuperação, montada pela Max Recovery em Cuiabá. "O que estão fazendo é dar tranquilidade de trabalho para que a futura geração possa competir melhor, algo transformador", afirmou Zequinha.



Mais informações sobre o 42º Troféu Brasil de Atletismo, que vai até domingo (9/7) podem ser acessadas no hotsite da competição CLIQUE AQUI



O Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).



A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.


 

Contato | Links | Mapa do Site | Publicidade

© Copyright 2002-2010, CBAt - Todos os direitos Reservados

Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº - Bairro do Campo Novo – Bragança Paulista, SP – CEP: 12.918-240
Telefone: (011) 5908-7488
- E-mail: cbat@cbat.org.br

Desenvolvido por: Neo Competição