Navegação: Início | Notícias

UFLA está pronta para ser um Centro Regional da RNTA

23|12|2016 - 15:01 | Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

Fonte: CBAt

Centro Regional funcionará na UFLA, em Lavras (Divulgação)
Clique na Imagem para Ampliar
São Paulo - A Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, será um dos Centros Regionais da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo (RNTA), um dos principais legados deixados pelos Jogos Rio 2016. A Rede, que terá oito centros locais, dois regionais e dois nacionais, é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que tem o patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, e o Ministério do Esporte.

Nesta semana, o professor e coordenador do projeto CRIA Lavras Fernando de Oliveira recebeu a visita do coordenador da Rede Nacional, da Confederação Brasileira, Pedro Ferreira da Silva Filho, que atua no Centro Nacional instalado na Universidade da Força Aérea (Unifa), na Comissão de Desportos da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.

"Vamos tentar apoiar e expandir o que já é tão bem-sucedido em Lavras, para que o projeto seja replicado para todo o País", destacou Pedro Ferreira, ex-decatleta olímpico. "Lavras tem uma postura com relação ao Atletismo diferenciada, alicerçada no conhecimento acadêmico e na excelência do esporte. Não apenas para formar atletas, mas também cidadãos", completou.

De acordo com o professor Fernando Oliveira, como Centro Regional, Lavras apoiará os centros locais localizados nas regiões Sul e Sudeste. "Aceitar mais esse desafio é consequência do trabalho que vem sendo feito. Nosso projeto, apesar de ter sede em uma cidade do interior, conquistou resultados relevantes e se tornou referência para o País", comentou.

O objetivo é criar um caminho para o atleta desde a sua entrada na modalidade até chegar ao topo do alto desempenho. Por isso, as instalações terão papéis distintos dentro da Rede, desde aquelas focadas na descoberta do talento, garantindo a formação da base, até as que vão se especializar no treinamento dos atletas das seleções nacionais, com toda a qualificação necessária.

Os oitos centros locais funcionarão em Manaus (AM), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Sorriso (MT), Campinas (SP), Joinville (SC), Porto Alegre (RS) e em uma cidade do Paraná a ser definida. Além de Lavras, outro centro regional funcionará na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal.

Os atletas de alto nível farão seus treinamentos nos dois centros nacionais: Comissão de Desportos da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, e no Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP).

"Essas iniciativas potencializarão nossas ações na busca e no desenvolvimento de talentos em todas as regiões do País", lembrou o presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho.

 

Contato | Links | Mapa do Site | Publicidade

© Copyright 2002-2010, CBAt - Todos os direitos Reservados

Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº - Bairro do Campo Novo – Bragança Paulista, SP – CEP: 12.918-240
Telefone: (011) 5908-7488
- E-mail: cbat@cbat.org.br

Desenvolvido por: Neo Competição