21abril

Júlia Marconato brilha e bate o recorde do heptatlo em Bragança

Atleta paulista de Marília conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Interclubes de Atletismo Sub-18 ao somar 5.178 pontos; superou também o recorde da competição, que qualificou os campeões para o Sul-Americano
Assessoria de Comunicação

Bragança Paulista – O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-18 terminou na tarde deste domingo (21/08), no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA), em Bragança Paulista (SP). O destaque foi a paulista Júlia Marconato Leite (SEL/CBM-SP), que quebrou o recorde brasileiro da categoria no heptatlo. Todos os campeões em provas individuais garantiram vaga na disputa do Campeonato Sul-Americano da categoria, que será de 9 a 11 de setembro, em São Paulo.



Júlia, de 17 anos, somou 5.178 pontos em dois dias de competições. O recorde anterior era de Ana Luísa Couto, da Orcampi-SP, com 5.150 pontos. Foi também recorde do campeonato. Isabela Beatriz Teixeira (ADC São Bernardo-SP) ficou em segundo lugar, com 4.459, seguida de Thaynara Alves (AABLU-SC), com 4.348 pontos.



“Não melhorei nenhuma marca em nenhuma das provas, mas foi um resultado constante em todas. O primeiro dia de disputas, com frio e muito vento, foi bem difícil. Mas no segundo dia eu voltei de cabeça erguida, o clima melhorou e a medalha veio com o recorde”, comentou Júlia, que agora vai disputar os Jogos Escolares de Aracaju e o Sul-Americano Sub-18.



“No Sul-Americano, vou para melhorar todas as minhas marcas e ir ao pódio”, disse a heptatleta, que está no terceiro colegial e tem fama de boa estudante. “Eu sou muito 'caxias', gosto de estudar”, diz a aluna do SESI-Marília, cidade em que nasceu.



“Eu não queria mais ficar no vôlei quando abriu vaga no atletismo e o Lecão, do SESI, me indicou”, lembrou Júlia, referindo-se ao treinador Alecsandro Ramos.



Júlia treina com Luiz Carlos Albieri, que também foi técnico de Thiago Braz e outros atletas que iniciaram suas carreiras no atletismo em Marília. “Ela era regular em várias modalidades, além de boa aluna”, disse o técnico, que orienta a atleta há um ano e meio. “Ela ainda pode crescer muito na prova e deve melhorar a sua pontuação nas próximas competições da temporada”, comentou. Júlia sempre praticou esportes, desde os 4 anos - natação, basquete, vôlei e fez dança também. 



As gêmeas Ana e Helena Mees Valério (PM São José dos Pinhais-PR) também brilharam ao conquistar o ouro e a prata nos 3.000 m, invertendo a posição que elas conseguiram nos 1.500 m na sexta-feira (19/8). Neste domingo, Ana venceu com 10:38.08 e Helena completou a prova em 10:38.57. Aos 16 anos, elas são treinadas por Dione D'Agostini Chilemi. Lea Mendes (Pinheiros-SP) terminou em terceiro, com 10:55.12.



Nos 3.000 m masculino Samuel Costa Santana (Atletismo Casa do Garoto/Tupã-SP) foi o campeão, com 9:04.09, seguido de João Pedro Alves (Barra do Garças-MT), com 9:13.27, e de Diego Lucilo Coelho Vasconcelos (Luasa-SP), com 9:21.02.



Outro destaque foi o indígena Yuri Moreira Benites (Mbyjarã - Guarani/Kaiowá-MS), que venceu o lançamento do dardo, com 71,18 m. Foi o seu terceiro título brasileiro, mas a primeira vez que supera os 70 metros. "Foi muito emocionante. Estava treinado para lançar bem para colocar o nome do meu povo lá em cima”, disse. Ele treina com dardos de bambu desde os 13 anos.



Arthur Monteiro Curvo (AABB-MT) ficou com a prata, com 70,18 m - também lançou acima dos 70 metros pela primeira vez - , seguido de Thiago Borges Santos Lacerda (Clã Delfos-MG), com 59,17 m.



Maria Eduarda de Oliveira (Barra Bonita-SP) também foi um dos destaque do último dia de competições ao ganhar, na mesma jornada, duas medalhas de ouro, no salto em altura (1,71 m) e no salto triplo (12,02 m).



Mais informações sobre a competição como programa horário, resultados completos e participantes CLIQUE AQUI



A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS VEJA AQUI



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.