Copa Indoor
#somosatletismo #brasil

AO VIVO NO YOUTUBE

Copa Brasil Indoor: chance de índice para Mundial


Assessoria de Comunicação

5 de fevereiro



Bragança Paulista – A Copa Brasil Loterias Caixa Indoor de Atletismo, que será disputada neste domingo (6/2), terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A competição, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CBDA), em Bragança Paulista (SP), começa às 13:30 com os 110 m com barreiras. A última prova do programa horário será os 3.000 m masculino, a partir das 17:20.

A Copa tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade do atletismo no País (os campeonatos em pista coberta são comuns no frio do Hemisfério Norte) e de servir para a seleção de atletas do Brasil nos Campeonatos Sul-Americano Indoor e Mundial de Atletismo Indoor. 

A Copa recebeu a classificação D, com pontuação maior no Ranking de Pontos da World Athletics para o Mundial Indoor que será realizado de 18 a 20 de março, em Belgrado, na Sérvia. Todos os atletas com índice para o Campeonato Mundial, até o limite de dois atletas por prova e gênero, estão qualificados também para o Sul-Americano Indoor nos dias 19 e 20 de fevereiro, em Cochabamba, na Bolívia.

A competição também marca o fechamento do prazo para o Ranking Brasileiro, de 1 de janeiro de 2021 a 6 de fevereiro de 2022, válido para a convocação de vagas remanescentes ao Sul-Americano Indoor (em caso de empate, será utilizado o Ranking Mundial da WA por pontos para definir os representantes). 

O salto com vara terá prova indoor no CNDA de Bragança Paulista, mas os resultados obtidos ao ar livre nas provas de pista e campo também valem em provas correlatas. Até o momento, o Brasil tem 14 atletas com índices para o Mundial.

Erik Cardoso e Felipe Bardi dos Santos, do SESI-SP, confirmaram participação nos 100 m - ambos já estão qualificados para o Mundial Indoor. Os velocistas querem adquirir ritmo de prova. "O primeiro grande objetivo do ano é o Mundial Indoor e, por isso, vão competir porque precisam ganhar ritmo de prova", disse o treinador Darci Ferreira.

Erik, de 21 anos, terminou a temporada 2021 em primeiro lugar no Ranking Sul-Americano dos 100 m, com a marca de 10.01 (2.0), obtida no dia 5 de setembro em Bragança Paulista. Com o resultado, o segundo melhor da história na América do Sul, está qualificado também para o Mundial de Eugene - ao ar livre e a principal competição do calendário de 2022 -, nos Estados Unidos, de 15 a 24 de julho.

Já Felipe Bardi, de 23 anos, ficou em terceiro lugar no Ranking Brasileiro de 2021, com 10.10 (0.8), cujo tempo foi alcançado em Azusa, nos Estados Unidos, no dia 16 de abril. Felipe ainda buscará o índice para os 100 m para ir ao Mundial de Eugene, que é de 10.05, ou a qualificação por pontos.

O atleta olímpico Alexsandro Melo, o Bolt (CT-Maranhão), está inscrito para os saltos triplo e em distância. E Thiago Moura (ASUFAM), que assim como Bolt é atleta olímpico e treina em Guarulhos, São Paulo, com Neílton Moura, para o salto em altura. Os uruguaios Emiliano Lasa, no salto em distância, e Lorena Aires, no salto em altura, estão entre os participantes como convidados, bem como Mohamed Daouda Tola, da Arábia Saudita (está treinando no CNDA de Bragança Paulista), que vai competir no arremesso do peso.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição de 105 atletas, representando 30 clubes de oito Estados.

Em função da pandemia da COVID-19, a CBAt exigirá o cumprimento de todos os protocolos definidos pelas autoridades sanitárias de Bragança Paulista e do Estado de São Paulo, com a utilização obrigatória de máscara – incluindo entre uma tentativa e outra nas provas de campo. Já os atletas de pista, ao final de suas provas, deverão utilizar a máscara disponibilizada pela organização.

No dia da competição, a CBAt realizará uma Campanha de Doação de Alimento e sugere a entrega 1 kg de alimento não-perecível. Todo o montante arrecadado será destinado para a Associação Beneficente de Estudos Espíritas León Denis, de Bragança Paulista. Em paralelo haverá a coleta seletiva de lixo gerado pelo evento e estande educativo sobre o Jogo Limpo com noções sobre o combate ao uso de substâncias proibidas no esporte.

Programa-Horário

13:00 – Cerimônia de Abertura
13:30 – 110 m com barreiras – masculino – final
13:35 – Salto em distância – feminino – final
13:40 – Arremesso do peso – feminino – final
13:55 – 100 m com barreiras – feminino – final
14:00 – Salto com vara – feminino – final *
14:10 – Salto em altura – feminino – final
14:15 – 100 m – masculino – final
14:35 – 100 m – feminino – final 
14:50 – Salto em distância – masculino – final
15:00 – 400 m – feminino – final
15:15 – 400 m – masculino – final
15:30 – Arremesso do peso – masculino – final
15:45 – Salto em altura – masculino – final
16:00 – 800 m – masculino – final
16:15 – Salto triplo – feminino – final
16:20 – 800 m – feminino – final 
16:35 – Salto com vara – masculino – final*
16:45 – 1.500 m – masculino – final
17:00 – 3.000 m – feminino – final
17:15h – Salto triplo – masculino – final
17:20 – 3.000 m – masculino – final
*As provas de salto com vara serão realizadas na pista indoor

Para resultados ao vivo CLIQUE AQUI

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.