1dezembro
O olímpico Thiago Moura é atração do Troféu Norte-Nordeste Loterias Caixa de Adultos
Assessoria de Comunicação
Bragança Paulista – O paulistano Thiago Moura (AAPD-PE) será uma das grandes atrações do Troféu Norte-Nordeste Loterias Caixa Manoel Trajano Adulto de Atletismo, uma das competições mais tradicionais do País, que será disputada neste sábado e domingo (3 e 4/6), na pista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.
Recordista sul-americano indoor do salto em altura (2,31 m), ele está animado para disputar pela primeira vez a competição, que reunirá 298 atletas (109 no feminino e 189 no masculino). “Sofri uma lesão no pé e tive de extrair dois dentes, mas retomei os treinamentos. Vai ser uma honra poder competir num evento tradicionalíssimo”, disse Thiago, de 27 anos, um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021.
Ao lado de seu pai e treinador Neilton Moura, ele estabeleceu como prioridade para a temporada 2023 a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de 29 de outubro a 5 de novembro. Ele não pôde participar dos Jogos de Lima-2019. “A meta é disputar a competição pela primeira vez e lutar por um bom resultado”, comentou Thiago, eleito o melhor atleta universitário do Brasil em 2021.
Em função da lesão no pé, a temporada começou complicada. Ele teve de desenvolver uma nova técnica de salto para preservar o local lesionado. Nada que apague o otimismo causado principalmente pelo quinto lugar no Mundial Indoor de Belgrado-2022, na Sérvia, onde terminou em quinto lugar, mas com a mesma marca dos ganhadores das medalhas de prata e de bronze (2,31 m). “O objetivo é evoluir ano a ano.”
O Troféu Norte-Nordeste recebeu a inscrição de representantes de 14 Federações Estaduais das duas regiões do País, mais convidados do Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte inscreveram o maior de representantes: 36 atletas. E as provas com mais participantes são os 400 m masculino, com 29, e os 200 m feminino, com 20 atletas.
A competição será aberta às 6 horas de sábado, com a final dos 20.000 m de marcha atlética feminina, e terminará com a disputa dos 1.500 m, última prova do decatlo, às 11 horas de domingo. No primeiro dia de provas estão previstas a realização de 33 finais – 19 pela manhã e 14 à tarde.
No ano passado, Pernambuco venceu a competição no masculino, feminino e geral, também em Recife. No masculino, a equipe somou 222 pontos, seguida do Rio Grande do Norte, com 144,5, e do Maranhão, com 99 pontos. No feminino, a equipe pernambucana alcançou 250 pontos, seguida do Piauí, com 200, e do Rio Grande do Norte, com 115. E, no geral, Pernambuco somou 472, contra 267 do Piauí e 259,5 do Rio Grande do Norte.
No quadro de medalhas, o Estado campeão somou 45 pódios (21 de ouro, 18 de prata e seis de bronze) na contagem geral. Maranhão ficou em segundo lugar, com 12 (9, 2 e 1), seguido do Piauí, com 18 (5, 6 e 7).
A pista de atletismo da Universidade Federal de Pernambuco fica na Avenida Prof. Moraes Rego, 1.235, na Cidade Universitária.
Mais informações sobre a competição CLIQUE AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.