8dezembro
Troféu Norte-Nordeste Sub-16 reúne o futuro do atletismo nas duas regiões do Brasil
Competição será disputada neste sábado e domingo na pista da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com a participação de 310 atletas inscritos de 13 Estados, responsáveis pela revelação de diversos representantes do alto rendimento brasileiro
Assessoria de Comunicação
Bragança Paulista – O Troféu Norte-Nordeste Loterias Caixa de Atletismo Sub-16-2023 será disputado neste sábado e domingo (dias 9 e 10/9) na pista da Universidade Fortaleza (UNIFOR), na capital cearense. A categoria é de entrada nas competições nacionais, organizadas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), mostrando o potencial de uma nova geração formada por clubes e associações especializadas na descoberta de talentos.
Um exemplo disso é João Arthur da Silva Maranhão, da Associação Esportiva e Sociocultural Cerro Corá, do Rio Grande do Norte, que tem o selo prata nos Centros de Formação de Atletismo da CBAt. Ele lidera o Ranking Norte-Nordeste do salto com vara (3,20 m), do salto em altura (1,88 m), nos 300 m com barreiras e do salto em distância (6,30 m).
“Por estar liderando tantas provas individuais, a gente entendeu inscrevê-lo nas provas combinadas (pentatlo), além do salto em distância”, disse o treinador Edílson Oliveira, sobre o atleta de 15 anos “Ele tem muitas chances de ganhar medalha no Norte-Nordeste, assim como no Brasileiro Sub-16, em outubro, no Recife.”
Outro atleta de destaque da equipe é Robson Jean da Silva Araújo, campeão da edição passada no salto com vara, com recorde de 3,50 m, e eleito o melhor atleta masculino da competição de 2022, também disputada em Fortaleza. Ele foi iniciado no esporte no Projeto Saltando para Vencer, de Cerro Corá, e agora tem 14 anos.
"Este tipo de competição regional é importante porque o Nordeste é grande, tem competitividade e eles podem ganhar uma medalhinha", disse Edilson, que atualmente treina o seu grupo em um campo de futebol.
João Arthur ficou em quarto lugar no pentatlo do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa sub-18, disputado em agosto, em Aracaju (SE), e em terceiro nos Jogos da Juventude, em Pirassununga (sede do Atletismo), São Paulo.
Outros atletas de destaques no Ranking Regional são Alex dos Santos Martins Júnior nos 75 m e nos 250 m, do BNB Clube, de Fortaleza; Pietro Pereira Silva, da APA Petrolina-PE, no arremesso do peso; Arthur do Bonfim Alencar, no pentatlo, e Elizeu Brune da Silva Neto, no salto triplo, também da APA Petrolina.
De Ouricuri, também no sertão de Pernambuco, destaque para Heitor Firmino Moreira de Almeida, do Projeto Atletismo Campeão. Conhecida como a terra do lançamento do martelo, o atleta de 13 anos vai brigar por medalha. Ele tem 37,40 m e está na terceira colocação do Ranking do Norte-Nordeste, apesar de muito novo.
“O trabalho desenvolvido pelas entidades de prática do atletismo com pouca estrutura e na maioria pouco apoio é sem dúvida a grande mola mestra da descoberta de talentos no atletismo, é nessas entidades que os talentos acabam surgindo até pela facilidade de acesso que as crianças e adolescentes têm nas associações”, disse Jerry Welton Barbosa Gadelha, presidente da Federação de Atletismo do Ceará (FCAt). “O atletismo no estado do Ceará e em toda a região Norte-Nordeste é e sempre foi um celeiro de grandes talentos. Temos uma expectativa de excelentes resultados nesta edição, e sem dúvida alguns atletas que estarão na UNIFOR serão atletas de alto rendimento.”
A competição, que reúne 310 atletas de 13 Estados, será aberta às 8 horas deste sábado, com a disputa dos 100 m com barreiras do pentatlo masculino, e as finais do salto triplo e do arremesso do peso – ambas no feminino. O programa horário prevê o encerramento para as 10:30 de domingo, com o revezamento feminino 4x75 m.
No ano passado, a seleção de Pernambuco conquistou o título da competição, também realizada na Universidade de Fortaleza. A equipe somou 365 pontos para ser a campeã geral. Foi também campeã no masculino (195 pontos) e segunda colocada no feminino (170 pontos).
Ceará foi vice-campeão na pontuação geral, com 286 pontos e campeão do feminino, com 175 pontos. O Maranhão ficou com a terceira colocação na pontuação geral (237), no masculino (125) e no feminino (112). O Rio Grande do Norte foi o segundo colocado no masculino (141).
Mais informações sobre o Troféu Norte-Nordeste Loterias Caixa de Atletismo Sub-18,acesse o minisite da competição na home de www.cbat.org.br
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.