Torneio Cidade Bragança Paulista

OPORTUNIDADE

Atletas competem no CNDA de olho no Sul-Americano

Assessoria de Comunicação

23 de dezembro

Bragança Paulista – Num começo de ano complicado, com raras competições nacionais e estaduais em função das limitações impostas pela pandemia da COVID-19, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) resolveu organizar o Torneio Cidade de Bragança Paulista - Capital Nacional do Atletismo neste sábado (24/4) e domingo (25/4) no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP), para dar oportunidade aos atletas de buscarem boas marcas no Ranking Brasileiro para efeito de convocação para o Sul-Americano da Argentina.

Por causa das restrições, o acesso ao estádio só será autorizado para credenciados, sem a presença de público. Será obrigatório o uso de máscara nas instalações e todos terão de comparecer à tenda da Prevent Senior para realização de exame infravermelho corporal desenvolvido para detectar quaisquer anormalidades referente à temperatura. A organização seguirá todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades municipais e estaduais contra a pandemia, não permitindo aglomerações entre atletas, treinadores e equipes de apoio. O torneio vai reunir apenas os mais bem colocados no Ranking, a partir das 8:45 deste sábado.

Para a primeira das quatro etapas do torneio estão previstas nove finais – a primeira será a do lançamento do martelo masculino às 9:05. A competição termina às 17 horas de domingo, com a final por tempo dos 5.000 m masculino.

O grande objetivo dos atletas é lutar pelas duas vagas em cada prova individual para a formação da seleção brasileira para o Campeonato Sul-Americano Adulto, marcado para o período de 14 a 16 de maio, em Buenos Aires. O prazo final para a obtenção de marcas, segundo os critérios de convocação, termina na segunda-feira (26/4).

Um dos duelos mais esperados em Bragança Paulista será entre Almir Cunha dos Santos, o Almir Junior, da Sogipa, e Alexsandro Melo, o Bolt, do CT Maranhão, no salto triplo, prova marcada para as 15:20 de domingo. Os dois atletas estão qualificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Quero acertar detalhes e buscar meus objetivos”, disse Bolt. “Melhorar a marca do triplo e conseguir o índice olímpico do salto em distância estão sempre no meu radar. Comecei bem o ano e quero chegar bem à Olimpíada”, completou o paranaense, que participou da temporada europeia em pista coberta no início do ano.

Já o mato-grossense Almir Junior, vice-campeão mundial indoor em Birmingham-2018, fará a segunda competição da temporada 2021. Na semana passada, ele ficou em segundo lugar no 1º Torneio Atletismo Paulista, disputado também no CNDA, com 16.84 m (0.7), correndo com 14 passadas. “Agora vou com 16, seguindo meu esquema de treinamento. Estamos trabalhando muito bem e nada nos afasta do nosso objetivo, que é estar na melhor forma na Olimpíada”, lembrou Almir, que viaja no dia 5 de maio para Camping de Treinamento em Chula Vista, nos Estados Unidos. No torneio paulista, Alexsandro Melo foi o vencedor, com 16,98 m

Entre as atrações do torneio estão também Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros), no lançamento do disco, Eduardo de Deus (CT Maranhão), nos 110 m com barreiras; e Caio Bonfim (CASO), nos 20.000 m marcha atlética, todos qualificados para os Jogos de Tóquio.