Bragança Paulista - Os clubes dos atletas classificados nas etapas regionais para a Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, disputadas no domingo (20/2), têm de confirmar as inscrições dos qualificados a partir desta quinta-feira (24/2) até segunda-feira (28/2). A etapa nacional será realizada no dia 13 de março, na cidade de Serra, no Espírito Santo.
As etapas regionais, disputadas em Castanhal (PA), Petrolina (PE), Bonito (MS), Poços de Caldas (MG) e Timbó (SC), qualificaram 117 atletas das categorias adulta, sub-20, sub-18 e sub-16. São cinco atletas por categoria e gênero, sendo que os três primeiros colocados, segundo regulamento, terão sua despesas custeadas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), numa iniciativa inédita, assim como o treinador do primeiro colocado de cada categoria e gênero.
Independentemente da classificação nas provas regionais, a confirmação de participação em Serra é necessária. Devem ser feitas pelo Sistema Extranet da CBAt, de maneira on-line. A competição terá ainda provas para atletas avulsos (não-federados), como maneira de difundir a prática do cross country, cujas inscrições devem ser feitas diretamente na Federação Capixaba de Atletismo por meio do e-maill: es@cbat.org.br, também de 24 até 28 de fevereiro.
Os atletas avulsos deverão entregar 1 kg de alimento não-perecível, a título de inscrição, quando da retirada do número de peito da competição.
Entre os 117 atletas qualificados, muitos se destacam nas competições de cross. Um exemplo é Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR), campeã em 2020 em Serra. Ela venceu a etapa regional Sul, em Timbó-SC, seguida de Jéssica Ladeira Soares (FECAM/ASSERCAM-PR) e Simone Ponte Ferraz (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC). Tatiane e Simone representaram o Brasil nos 3.000 m com obstáculos na Olimpíada de Tóquio-2021.
"Fiquei muito feliz com a vitória e espero fazer um bom papel na etapa nacional", disse a paranaense Tatiane, dona de inúmeros títulos no atletismo brasileiro e sul-americano, que usa o cross como preparação para as provas de obstáculos.
Dos classificados da região Sudeste, muitos são conhecidos pelas atuações nas corridas de rua. Giovani dos Santos (GAE-ES), por exemplo, ganhou seis vezes a Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Outro nome de destaque é de Gilberto Silvestre Lopes (ABDA-SP), hexacampeão da Copa Brasil de Cross.
Entre os sub-20, destaque para Aylana Ferreira Cezar (Centro Olímpico-SP), campeã da categoria em 2021, em Cotia (SP), e em Poços de Caldas-2022, e Ana Beatriz Trajano (ABDA-SP) no Sudeste, além de Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR), no sub-20, e das gêmeas Helena e Ana Mees Valério (PM São José Pinhais-PR) no sub-18 em Timbó (PR).
As etapas regionais, segundo a Confederação Brasileira de Atletismo, receberam a inscrição de 515 atletas federados (334 homens e 171 mulheres). O número de inscritos mostra o interesse pelo cross.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.