BRASILEIRO SUB-18

IPEC é o campeão do Brasileiro Sub-18 de 2022

IPEC-PR foi campeã geral, masculina e feminina e teve o melhor atleta da competição (Foto: Moisés Nascimento/CBAt)

A equipe somou 167,5 pontos e foi campeã também nos naipes feminino e masculino; Luis Felipe Barbosa, também do IPEC-PR, ouro no lançamento do martelo, e Julia Marconato Leite (SEL/CBM-SP), campeã do heptatlo com recorde brasileiro, foram os melhores da competição

Bragança Paulista - O IPEC, de Londrina, Paraná, é o campeão do Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo Interclubes, realizado de sexta-feira a domingo (19 a 21/8), em Bragança Paulista, São Paulo. A equipe, que competiu no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA), somou 167,5 pontos para levar o título de 2022. Competiu com 23 atletas (12 mulheres e 11 homens) e também foi a campeã nos naipes feminino (83,5 pontos) e masculino (84 pontos).



O IPEC ainda teve um dos dois melhores atletas da competição - Luís Felipe Abílio Gomes Barbosa que conquistou a medalha de ouro no lançamento do martelo. Júlia Marconato Leite (SEL/CBM), campeã do heptatlo com recorde brasileiro, foi a melhor atleta feminina da competição. Ambos foram indicados pelo júri eleito no Congresso Técnico do Brasileiro.



Foi o quinto título de campeão sub-18 da equipe, que investe nas categorias de base desde 2000. "Este título é fruto da continuidade deste trabalho iniciado há 22 anos. Vários desses atletas estão na equipe desde o sub-14", disse Gilberto Miranda, treinador e gestor do projeto, dizendo que também é fruto do investimento sólido de patrocinadores e parceiros como a Prefeitura Municipal de Londrina.



A equipe treina na pista da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além do melhor atleta da competição o IPEC também teve Júlia Ribeiro, com três medalhas de ouro nos 200 m, 400 m e revezamento 4x400 m misto. "Foi a única atleta que ganhou três medalhas de ouro na competição", destacou Gilberto.  



A AD Centro Olímpico, de São Paulo, foi a segunda colocado na classificação geral (112 pontos) e também no feminino (55) e no masculino (57). A Orcampi-SP foi a terceira colocada na disputa masculina (50). O CASO-DF foi o terceiro colocado na classificação geral (98 pontos) e na disputa feminina também (55).  



Por Estados, Paraná ocupou a primeira posição no quadro geral de medalhas, com 28 medalhas (14 de ouro, 7 de prata e 7 de bronze), seguido de São Paulo, com 32 (13, 9, 10), do Distrito Federal com 9 (4, 3, 2), de Santa Catarina com 20 (3,10,7) e do Mato Grosso com 7 (2, 4, 1). No feminino, o Paraná foi o Estado com mais medalhas: 20 (9 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze). No masculino, São Paulo foi quem mais conquistou medalhas, com 18 (6 de ouro, 5 de prata e 7 de bronze).



Mais de 50 mil pessoas assistiram ao vivo a competição pelo YouTube e TikTok da CBAt. Durante os três dias de disputas 3.300 copos foram enviados para a reciclagem.



"Foi uma competição com desafios extras pelas condições climáticas, frio e ventos muito fortes, o que prejudicou todo mundo e comprometeu um pouco os resultados, mas por outro lado mostrou resiliência porque ninguém desistiu ou se desanimou. Quero fazer um registro especial para a arbitragem que ficou exposta ao tempo nos três dias de competições", disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.



"Houve a confirmação dos destaques que já esperávamos e também muitos atletas sub-16 se destacando, de várias equipes de todo o País. Muito importante também muitos atletas de várias regiões do Brasil presentes e se destacando, a gente vê o trabalho se desenvolvendo. E também conseguimos ver o papel dos 'centrinhos' (Centros de Formação). Vamos com uma equipe muito forte para o Campeonato Sul-Americano", acrescentou Wlamir.



Os campeões do Brasileiro se qualificaram para o Sul-Americano Sub-18, marcado para São Paulo, de 9 a 11 de setembro.



Veja os resultados completos da competição CLIQUE AQUI



A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS VEJA AQUI



A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.



As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.