Bragança Paulista - Uma extensa agenda de trabalho - que incluiu audiência com a ministra do Esporte Ana Moser e encontro com o ministro Bruno Dantas do Tribunal de Contas da União (TCU) - foi cumprida pelo presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo Wlamir Motta Campos, em Brasília, nesta semana, entre os dias 21 e 23. Também o assessor de Relações Institucionais da CBAt Ricardo Vidal participou das atividades no Distrito Federal.
Na terça-feira (21/3) foi realizada a audiência com Ana Moser, ministra do Esporte, Marta Sobral, secretária Nacional de Esporte de Alto Desempenho, em que também participaram Diogo Silva, assessor Especial, e José Guerra, chefe de Gabinete, pelo Ministério do Esporte. Elianay Pereira e Pedro Nascimento, da Comissão de Atletas da CBAt, e o ex-maratonista recordista mundial em Berlim-1998 Ronaldo da Costa, do programa Ídolos do Atletismo, representaram a modalidade.
O relatório de gestão da CBAt-2022 foi apresentado a Ana Moser, que elogiou a iniciativa de mostrar a confederação em números, com transparência e respeito à Lei Pelé, bem como informações sobre parcerias e patrocínios e a descentralização das competições.
A ministra Ana Moser também ouviu a reivindicação de que exista um regulamento para o uso de pistas públicas de atletismo, especialmente nas Universidades Federais - muitas vezes ociosas, mas que não podem ser utilizadas em treinos e competições -, para que mais atletas tenham acesso aos equipamentos existentes no Brasil. Também foi abordado ter um padrão para a construção de novas pistas com recursos públicos - muitas têm problemas no primeiro ano de uso por serem mal construídas.
Os representantes dos atletas solicitaram a ministra a correção nos valores do Bolsa Atleta, reivindicação que tem apoio da CBAt.
Na audiência com o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas, na quinta-feira (23/3), foi apresentado o Relatório de Gestão da CBAt referente a 2022 - com as certidões de regularidade fiscal, tributária e trabalhista nas esferas federal, estadual e municipal. "É uma honra para a CBAt entregar o relatório ao presidente do TCU. Abordamos os aspectos financeiros e contábeis, os programas da CBAt, a importância do controle social e a política de transparência", disse Wlamir.
O TCU tem papel importante na fiscalização do uso dos recursos públicos visando a eficiência das gestões esportivas do Brasil.
Wlamir solicitou que o Tribunal estude a possibilidade de criar uma capacitação para gestores esportivos e atletas integrantes de comissões ligadas a entidades esportivas nacionais. "Muitas vezes, é só uma questão de saber como atuar", ressalta Wlamir. A formação seria mais uma ferramenta de gestão e governança e poderia ajudar no controle social.
A CBAt ainda solicitou que haja a fiscalização das obras de novas pistas de atletismo para que sejam adequadas e de boa qualidade, sem prejuízos ao governo e aos atletas. Sugeriu ter um padrão de qualidade e durabilidade das pistas construídas com recursos públicos.
Os representantes da CBAt e da Comissão de Atletas foram recebidos pelo deputado Luiz Lima, ex-nadador e atleta olímpico, na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. A agenda contemplou ainda um encontro com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) representada pela presidente Adriana Taboza e o coordenador-geral técnico Anthony Ruy Cunha Moreira. Na pauta, a ampliação da parceria da CBAt com a ABCD e as ações da entidade para assegurar o #jogolimpo no esporte brasileiro, com testagens e, principalmente, educação antidopagem.
Completaram a agenda a cerimônia de entrega do prêmio Melhores do Ano do Desporto Universitário (22/3) - a velocista Anny Caroline de Bassi foi o destaque do atletismo universitário em 2022 e a abertura - com recebimento de placa da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) - do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, terça-feira (21/3). "Os atletas fizeram a lição de casa, confirmando que o atletismo começa na escola. Parabéns a CBDE, atletas, professores, gestores, árbitros e todos que direta ou indiretamente contribuíram com o sucesso do evento", disse Wlamir.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.